1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / PARÁ

40% das empresas paraenses não tiveram acesso a crédito, aponta pesquisa

Estudo feito pela Faciapa e Fecomércio/PA aponta, ainda, que 25% dos entrevistados já demitiram um ou mais funcionários durante a crise

08 de maio de 2020 - 13:50

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Pará (Faciapa) e a Fecomércio/PA divulgou uma pesquisa de avaliação dos impactos que a pandemia da Covid-19 trouxe para a economia paraense. O estudou ouviu 733 empresários, no fim de abril, e foi realizada pela empresa Simetria Pesquisas. Mais de 85% do comércio do estado foi afetado pela crise.

A pesquisa aponta que quase 40% das empresas paraenses não tiveram acesso a linhas de crédito via banco, e que 31% deles sequer procuraram os bancos. Do total, 10% conseguiu crédito facilitado.

Outro apontamento do estudo é o fato de que 1/3 dos empresários pretendem contrair dívidas bancárias para quitar os prejuízos decorrentes do isolamento. Ao todo, quase 25% dos entrevistados tiveram de demitir um ou mais funcionários. 85% das empresas diminuíram seu faturamento em cerca de 57%. A maioria, 37% espera levar mais de seis meses para se recuperar.

Nove em cada 10 empresário afirmam que sua renda pessoal irá diminuir. Essa queda deve chegar a 47%.

No entanto, quando questionados sobre o que seria mais importante no trabalho das autoridades, 49,7% elege o combate ao vírus como prioritário, contra 38% que opta pela atenção à economia como principal ponto.

Para acessar a pesquisa na íntegra, clique aqui.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311