1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CNME

3º Feme se Firma como Evento Principal do Empreendedorismo Feminino em Minas Gerais

Evento aconteceu na última sexta no Centro de Convenções de Ouro Preto

16 de agosto de 2019 - 10:17

“Quando falamos de empoderamento, precisamos quebrar os paradigmas de apenas dar poder. É preciso perceber que ter este poder em mãos é o primeiro caminho para a transformação. E ele se inicia pela mulher”, ponderou Yêda Fernal, presidente da Federaminas Mulher na abertura do 3º Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras (Feme).

Com uma participação de 250 mulheres empreendedoras de todo o Estado de Minas Gerais, o Feme vem demonstrou força a partir de uma perspectiva inovadora de criar networking e parceria entre as associações comerciais e mulheres empresárias de todo o estado.

Para a realizadora do Festival de Turismo de Ouro Preto e empresária da C:M Marketing e eventos, Cássia Neves, o atual cenário econômico pode ser a força motriz para o empreendedorismo. Cássia explicou que “este é o momento de fazer a gestão da escassez, mas através destas dificuldades, é possível estabelecer conexão entre pessoas. Apenas assim é possível partir do interesse individual para o coletivo”.

O evento contou com a apresentação da presidente da Central Única de favelas (Cufa), Marciele Delduque, que reforçou o caráter de expressividade do atual cenário para o empreendedorismo feminino. Marciele destacou o envolvimento de diversos setores da sociedade para uma noção mais abrangente da força feminina, considerando que “em um cenário onde as mulheres são a maioria da população e a maioria do empresariado, transformar estes números em ações é o grande desafio”.

Com a co-realização de representantes das Associações Comerciais de Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Nova Lima, Mariana e Santa Bárbara, a mesa de cerimônia foi composta pelo presidente da Aceop, Paulo Raimundo, pelo prefeito de Ouro preto, Júlio Pimenta, pela vereadora Regina Braga, pela representante da Universidade Federal de Ouro Preto Natália de Souza, pela idealizadora do evento, Cássia Neves, pelo consultor do Sebrae Aristides Rocha e pelo cônsul da Irlanda no Brasil, Barry Tumelty.

O evento teve início com a palestra ministrada pela consultora Lígia Mendes, da Mastermind. Nela, Lígia abordou as relações interpessoais e como estas estão intimamente relacionadas ao bom relacionamento do dia a dia, além das possibilidades empresariais. “Um networking de sucesso começa pelas atitudes simples de cumprimento, apresentação e relação. A partir destas particularidades, é possível estabelecer contatos mais efetivos e duradouros”, ponderou Lígia.

Antes da primeira pausa do dia, as empresárias participaram de uma rodada de negócios com aplicabilidade da palestra anterior.
O Sebrae, parceiro constante do empreendedorismo em todo o país, trouxe para o evento a Mesa de Debate Sebrae delas, com mediação da analista Michelle Chalub, o debate contou com a coach de alta performance Ana Paula Paixão, a CEO da Teamhub, Tatiana Santarelli, e a empresária Danyelle Van Straten.

Ana Paula focou na inspiração como forma de gerir negócios e planejar o futuro. “Se desistir não está nos planos, o sucesso é inevitável. A maioria das pessoas não fracassam, elas apenas desistem”, explicou ela. Já Danyelle e Tatiana ponderaram sobre o papel da família dentro do mundo empresarial, analisando o período recente de inserção da mulher no mercado. Danyelle apontou como buscar o crescimento sem perder a essência, mantendo o foco nas prioridades. “Se tem borboletas no estômago é porque você está no caminho certo”, considerou.

Para Tatiana, o maior desafio feminino é conciliar os universos que a rodeiam, de modo a não abrir mão das conexões familiares, que, segundo ela, precisam estar à frente em todas as decisões. Ela finalizou explicando que “nenhum sucesso vale o fracasso da família”.

O evento contou ainda com o lançamento de 3 livros, onde Ângela Campelo, da Associação Comercial de Conselheiro Lafaiete utilizou de uma palestra show para abordar empreendedorismo feminino na prática. Anita Guimarães, aos 90 anos, autografou seu livro para uma plateia emocionada, e Bárbara Abrahão apresentou sua defesa de mestrado sobre a participação da mulher no empresariado de Minas Gerais.

Para o encerramento, Yêda Fernal e Tânia Rezende, presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), agradeceram todas as participantes, contando histórias de motivação e apresentando o cenário positivo e crescimento das Câmaras das Mulheres em todo o estado de Minas Gerais.

A 4ª edição do Feme foi anunciada para agosto de 2020 e irá acontecer na cidade de Pouso Alegre, no sul de Minas.

Fonte: Federaminas

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311