1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / TÁ NA MESA

2019: O ano do renascimento da esperança

Último Tá na Mesa de 2018 fez um balanço para o próximo ano, em setores como economia e política. Sentimento dos empresários é de confiança

06 de dezembro de 2018 - 10:31

Foto: Itamar Aguiar / Agência Freelancer

Com um olhar otimista sobre o Brasil e atentos aos acontecimentos políticos e econômicos, três líderes empresariais não têm dúvidas de que a economia vai renascer em 2019. A aposta foi feita nesta quarta (5), na Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), na última edição de 2018 da reunião-almoço Tá na Mesa. O encontro, mediado pela presidente da Federação, Simone Leite, reuniu os presidentes Cristine Grings, da Piccadilly; Emerson Vontobel, da CVI Refrigerantes; e Pedro Coutinho, da GetNet. Eles abordaram seus cases empresariais e as expectativas para o ano de 2019.

O empresário Emerson Vontobel, que comanda a marca que envasa e distribui as bebidas da The Coca-Cola Companny nas regiões Sul, Centro e Noroeste gaúcho, lembrou que “não há como empreender no Brasil e nem no Rio Grande do Sul enquanto o cenário for caracterizado pela falta de liberdade, excesso de burocracia, insegurança e tributação excessiva”, definiu.

Para Cristine Grings, neta do fundador da Piccadilly Calçados e no comando da corporação há cerca de 3 anos, a principal característica deste período e, também, da empresa como um todo, são os pilares de reestruturação da marca, que passou por uma profunda reflexão sobre o mercado, posicionamento da marca e ampliação da participação de mercado, tornando a estratégia comercial da empresa mais agressiva. “Hoje estamos presentes em mais de 21 mil pontos de venda, sendo 33 exclusivas da marca Piccadilly” disse Cristine.

O terceiro a falar, antes do bate-papo com a presidente Simone Leite, foi Pedro Coutinho, da GetNet, uma das principais marcas em transferências digitais de valores e que corresponde a 14% do Market Share do mercado das máquinas de cartão de crédito. “O tradicional deve se transformar em digital. Lideranças top-down devem co-liderar e a motivação pelos negócios deve evoluir para motivação por propósitos”. Para ele, “não há como viver bem, se os funcionários vivem mal. O exemplo deve vir de cima e, também, cumprido, não apenas servir de vitrine”.

2019

A presidente Simone Leite perguntou aos convidados sobre o que esperavam e como viam o próximo ano. Sem titubear, o CEO da GetNet disparou, dizendo que: “2019 tem tudo para ser não só apenas um bom ano, mas o melhor deste novo milênio. O povo tem esperança neste novo ciclo que se inicia, tanto cronológico como político. O novo governo não precisa ajudar, basta não atrapalhar a vida dos contribuintes”, disse.

Homenagem

Na última edição de 2018, a Federasul homenageou três grandes e importantes marcas presentes no Rio Grande do Sul. Em decorrência de seus 70 anos de fundação, a PUCRS recebeu uma placa-homenagem. Também foram agraciadas a Lojas Pompeia, pela passagem de seus 65 anos e, também, a Rede Plaza de Hotéis, por suas seis décadas de criação.

Tá na Mesa 2019

A primeira edição da mais importante e reconhecida reunião-almoço do Rio Grande do Sul já tem data para acontecer. Em 20 de março a Federasul recebe o futuro governador do RS, Eduardo Leite, que mantendo a tradição, abrirá os trabalhos do próximo ano.

Fonte: Federasul

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311