1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / EMPREENDER

107 empresas de Minas Gerais são beneficiadas pelo Empreender Competitivo

Núcleos de artesanato, bares e restaurantes, confecção, informática, produtores de tomate, salões de beleza e supermercados são contemplados a com execução da CACB e recursos do Sebrae

25 de novembro de 2019 - 11:23

Em 2017, oito projetos de Minas Gerais foram selecionados para participar do Empreender Competitivo, programa executado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com recursos do Sebrae, que visa ao desenvolvimento da competitividade de 1.085 micro e pequenas empresas brasileiras.

A CACB realiza visitas técnicas aos projetos do Empreender Competitivo com o objetivo de avaliar o andamento dos projetos, conversar com as diretorias das ACEs e com os empresários para conhecer resultados e expectativas com relação à participação no projeto.

Em Minas Gerais, a analista de projetos Gabriele Oliveira, acompanhada da coordenadora estadual do Empreender, Cleide Bersani, visitou as associações comerciais dos municípios de Carmópolis de Minas (Ascincar), Patrocínio (Acip) e Uberlândia (Aciub).

Depoimentos

Para as empresárias do núcleo de salões de beleza da Ascincar, o destaque do projeto foi a participação em cinco cursos profissionalizantes, que abordaram temas desde colorimetria a cortes e penteados. Entre os resultados obtidos, foram relatados o aumento de faturamento dos estabelecimentos, aumento nos postos de trabalho e compra de novos equipamentos. O núcleo de produtores de tomate realizou a inauguração de um entreposto comercial na feira Superminas.

Em Patrocínio, os empresários do núcleo de bares e restaurantes participaram do “Curso de seleção e recrutamento de pessoas e curso de relações humanas”, além de capacitações para barman, consultorias de Administração Financeira e Curso de Feedback, e missões técnicas a restaurantes em São Paulo e à Fispal 2019, feira do setor alimentício.

O núcleo de informática participou do Empretec e de cursos de gestão de tempo e comunicação não violenta, além de ir ao evento Silicon Valley Conference, que mostrou a trajetória dos empresários no vale do silício, com espaço para compartilhamento de experiências e expectativas para inovação.

Em Uberlândia, o “Núcleo de Artesanato de A a Z”, que abriu uma loja em grupo, foi beneficiado com ações de promoção comercial na 30ª semana de Família Rural IFTM, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, e na Virada Cultural de Uberlândia. Há previsão para a participação na Feira Nacional de Artesanato de Belo Horizonte, a ser realizada em dezembro de 2019. Além disso, os artesãos participaram de capacitações em vendas e treinamentos em remarketing. Para ações futuras, o grupo pretende trabalhar no fortalecimento da identidade visual da marca, por meio da padronização de sacolas de presente e embalagens e cartão de identificação nas peças.

Fonte: Empreender

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311