Imprensa
ACSP

Vendas do varejo de SP apresentam primeira alta de 2016

17 de novembro de 2016 às 09:48

O movimento de vendas do comércio varejista paulistano apresentou alta média de 2,1% na primeira quinzena de novembro em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). É a primeira vez, no ano, que a pesquisa registra aumento. O resultado poderia indicar uma recuperação do varejo. Contudo, na avaliação da ACSP, o saldo positivo decorre de dois fatores.

Um deles é a base fraca de comparação com a mesma quinzena de 2015, quando a retração média foi de 15,2%, no auge dos efeitos da crise político-econômica brasileira. A outra causa é o efeito-calendário. Em 2016, os 15 primeiros dias de novembro tiveram um dia útil a mais sobre igual período do ano passado, beneficiando as lojas. Além disso, os feriados desta quinzena foram mais favoráveis ao setor. O primeiro (Finados) caiu numa quarta-feira, evitando a emenda. Já o segundo (Proclamação da República) foi afetado pelo mau tempo, o que evitou que mais paulistanos viajassem.

“É um bom resultado, mas circunstancial. Não podemos projetá-lo para o fim do mês e nem para o fechamento do ano. Ainda há incertezas no cenário macroeconômico. Só a recuperação do emprego, da renda e da confiança pode – de fato – alterar os nossos indicadores econômicos”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O avanço médio de 2,1% nas vendas do varejo paulistano foi puxado pelas comercializações a prazo, que subiram 4,6%. Embora as linhas branca e marrom ainda estejam em queda, nota-se uma procura maior por eletroportáteis e celulares, que são produtos de menor valor e, portanto, com parcelas mais acessíveis.

Já as transações à vista tiveram pior desempenho – caíram 0,5% – porque os itens de vestuário e calçados da moda Primavera-Verão não decolaram, em decorrência das temperaturas mais amenas.

Comparação mensal

Frente à primeira quinzena de outubro de 2016, o movimento de vendas na cidade na primeira quinzena de novembro caiu em média 5,2%, sendo que os recuos foram de 1,6% a prazo e de 8,7% à vista. O resultado se explica pela sazonalidade, visto que outubro contou com o Dia das Crianças, o que deu fôlego ao comércio, sobretudo na área de bens semiduráveis (vestuário, calçados, brinquedos).

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado quinzenalmente com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

Tabela 1 – Balanço de Vendas 1ª quinzena de novembro

  Nov.16 / Out.16 Nov.16 / Nov.15
IMC -1,6% 4,6%
ICH -8,7% -0,5%

IMC: Indicador de Movimento do Comércio a Prazo (SCPC)
ICH: Indicador de Movimento de Cheques (SCPC CHEQUE)
IRI e IRC suspensos temporariamente para São Paulo em virtude da Lei do AR

FONTE: Baseado em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços (BVS) – Elaboração IEGV/ACSP

Tabela 2 – Histórico Balanço 2016

MÊS QUINZENAL* MENSAL*
Janeiro -20,05% -18,4%
Fevereiro -17,9% -8,6%
Março -8,85% -14,5%
Abril -4,25% -8,4%
Maio -17,2% -13,9%
Junho -1,9% -1,5%
Julho -9,2% -9,7%
Agosto -9,5% -5,3%
Setembro -5,3% -7,8%
Outubro -6,9% -6,9%
Novembro 2,05%  

*Frente a iguais períodos de 2015

Assessoria de Imprensa ACSP

Últimas Notícias

2ª Semana da Mulher destaca o empreendedorismo feminino no combate à violência 2ª Semana da Mulher destaca o empreendedorismo feminino no combate à violência
CMEC 18 de março de 2025 às 16:18

2ª Semana da Mulher destaca o empreendedorismo feminino no combate à violência

CACB vai ao Senado para tratar da PEC 13/2024 que pode corrigir os efeitos da Reforma Tributária sobre as MPEs CACB vai ao Senado para tratar da PEC 13/2024 que pode corrigir os efeitos da Reforma Tributária sobre as MPEs
Senado Federal 18 de março de 2025 às 15:05

CACB vai ao Senado para tratar da PEC 13/2024 que pode corrigir os efeitos da Reforma Tributária sobre as MPEs

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fará abertura da reunião do Conselho Deliberativo da CACB Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fará abertura da reunião do Conselho Deliberativo da CACB
Agenda 17 de março de 2025 às 10:11

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fará abertura da reunião do Conselho Deliberativo da CACB

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano
Ciclo de Debates 14 de março de 2025 às 15:07

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa” Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”
Evento 14 de março de 2025 às 10:39

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender
SISTEMA CACB 13 de março de 2025 às 16:27

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel