Imprensa
MOVIMENTO

Varejo cresce 4,5% em abril na capital paulista, informa Associação Comercial de SP

As vendas a prazo cresceram 11,2%. Por sua vez, as transações à vista caíram 2,3%

3 de maio de 2018 às 10:09

O movimento de vendas do comércio varejista paulistano subiu em média 4,5% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

As vendas a prazo cresceram 11,2%, puxadas pelos bens duráveis, mais caros, e refletindo a queda dos juros, os prazos maiores e o ressurgimento de uma demanda reprimida pela crise nos últimos anos. “De acordo com relatos de varejistas, o destaque fica por conta dos televisores, beneficiados pela Copa do Mundo, e também dos eletroportáteis”, explica Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Por sua vez, as transações à vista caíram 2,3%. Isso porque itens de menor valor ― comprados à vista ―, sobretudo roupas e calçados, estão sendo pouco procurados em razão das temperaturas em alta, inibindo a alavancagem da moda outono-inverno. “O consumidor, principalmente da classe C, compra por necessidade. Se não estiver fazendo frio agora, ele não compra”, avalia Burti. “Além disso, o salário médio parou de subir em março segundo o IBGE, o que também impactou”, complementa.

O presidente da ACSP pondera que o crescimento médio de 4,5% não cobre a retração de 7,5% registrada pelo Balanço de Vendas da ACSP em abril de 2017 frente a igual período do ano anterior.

Abril de 2018 contou com um dia útil a mais em relação ao ano passado, mas os efeitos foram neutralizados pelo feriado prolongado de 1º de maio.

“O varejo segue em crescimento moderado e desigual entre os ramos duráveis e não duráveis”, resume Burti.

Variação mensal

Frente a março deste ano, o movimento caiu em média 14,3%, sendo que as perdas foram de 10,2% no sistema a prazo e 18,3% à vista. De acordo com Burti, trata-se de um recuo sazonal e dentro da média dos últimos três anos. “Março é um mês em que a economia volta ao normal após o Carnaval. Abril tem muitos feriados. Historicamente é um mês fraco”.

Acumulado

Nos quatro primeiros meses de 2018, o varejo paulistano cresceu 4,6%, com destaque para os itens a prazo (7,8%). Já os produtos à vista subiram 1,3%. Para o presidente da ACSP, esse deve ser o panorama para o mês de maio. “O Dia das Mães terá um protagonismo dos bens duráveis, após vendas fracas nos últimos anos, em que essa data especial ficou concentrada nos presentinhos. Ao mesmo tempo, se o tempo não ajudar com a queda da temperatura, o setor de vestuário continuará enfrentando resistência”, diz.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP, com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.

Fonte: ACSP

Últimas Notícias

Reforma Tributária deve ser regulamentada semana que vem Reforma Tributária deve ser regulamentada semana que vem
Economia 11 de abril de 2024 às 17:22

Reforma Tributária deve ser regulamentada semana que vem

Mais uma ação de aproximação com o Congresso Mais uma ação de aproximação com o Congresso
Relações Institucionais 10 de abril de 2024 às 15:38

Mais uma ação de aproximação com o Congresso

Remessa conforme: CACB requer ingresso, como “Amicus Curiae”, na ADI 7589 Remessa conforme: CACB requer ingresso, como “Amicus Curiae”, na ADI 7589
STF 2 de abril de 2024 às 17:46

Remessa conforme: CACB requer ingresso, como “Amicus Curiae”, na ADI 7589

CACB participa de evento do AL-Invest “Conexão Verde” na Guatemala CACB participa de evento do AL-Invest “Conexão Verde” na Guatemala
AL-INVEST VERDE 28 de março de 2024 às 18:13

CACB participa de evento do AL-Invest “Conexão Verde” na Guatemala

CMEC assina apoio à campanha da Apex Brasil para a equidade de gênero no comércio internacional CMEC assina apoio à campanha da Apex Brasil para a equidade de gênero no comércio internacional
WE FORUM 27 de março de 2024 às 17:53

CMEC assina apoio à campanha da Apex Brasil para a equidade de gênero no comércio internacional

Evento do CMEC é prestigiado por mais de 100 mulheres na sede da CACB Evento do CMEC é prestigiado por mais de 100 mulheres na sede da CACB
MULHERES EMPREENDEDORAS 26 de março de 2024 às 09:48

Evento do CMEC é prestigiado por mais de 100 mulheres na sede da CACB

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel