1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Nacional / CACB MIL

Reforma da Previdência é fundamental à recuperação da economia

18 de outubro de 2016 - 19:32
Estevão Augusto Scripilliti - economista do Bradesco no 3° Fórum Nacional CACB Mil

3° Fórum Nacional CACB Mil

Os ventos estão ficando mais favoráveis, mas a travessia é longa, o barco é pesado e o mar turbulento. Com essa imagem, o economista Estevão Augusto Scripilliti, do Bradesco, iniciou sua apresentação no painel “O Brasil e a importância da solidez financeira para o seu futuro”, no 3° Fórum Nacional CACB Mil, no Rio de Janeiro. “Serão anos de sacrifício que o País vai sofrer e não será com duas ou três reformas que poderemos ultrapassar esse mar revolto”, sustentou.

De acordo com o economista, os sinais de que os ventos estão ficando mais favoráveis é a própria PEC 241 que estabelece limites para o gasto público, em discussão no Congresso Nacional. Com essa medida, segundo ele, será possível estabilizar a relação entre a dívida pública e o PIB e livrar o Brasil da insolvência. “Durante 10 anos, a dívida cresceu duas vezes acima do PIB, o que não trouxe problemas porque as receitas acompanhavam as despesas. Entretanto, com o esgotamento da fonte de recursos do governo federal estourou a maior crise fiscal da história do Brasil. Com a PEC, o País passará a ter a dívida controlada, podendo vir a ter superávit primário a partir de 2020.

Mas somente a PEC não será suficiente para equilibrar as contas, acrescentou. “O maior desafio será a reforma da Previdência Social. Sem essa reforma, não será possível solucionar a crise fiscal”, sentenciou.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311