A mudança da logomarca veio junto com a renovação da metodologia do Empreender, com mais ênfase no planejamento estratégico e com atualização de conteúdos, manuais, instrumentos de avaliação e ações de capacitação e formação.
No formato de uma rede, criada a partir de um elemento da bandeira da CACB, a logo destaca a importância do associativismo. Segundo o coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, a proposta aproveita o conjunto da obra: “A modernização é um caminho natural. O projeto começou em 1991, em Santa Catarina. Em 2000, com apoio da CACB, foi expandido para 813 municípios e em pouco tempo atingimos outros países. Hoje estamos em uma fase de renovação geral do programa, com foco na autossustentabilidade”.
A orientação da CACB é que os mais de 2 mil núcleos, que atualmente existem em cerca de 300 associações comerciais e empresariais no país, adotem a padronização com a nova logomarca, em substituição à marca antiga nas peças de sinalização, papelaria, apresentações, eventos etc., alinhando-se à nova identidade.
As cores institucionais devem ser aplicadas, prioritariamente, sobre fundo branco, com respeito às proporções definidas no manual da marca, em formato vertical ou horizontal, o mais indicado. Também é possível usar a versão monocromática, com 60% de transparência. Não é permitido redesenhar a marca e a complementação de dados pode ser feita com a família da fonte Rubik, reforçando a proposta visual do Programa Empreender.
Todas as informações complementares estão disponíveis no manual da marca, disponível no portal do Empreender (www.empreender.org.br).