CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / FEDERAÇÕES

Presidente da FACMAT se reúne com Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico

24 de agosto de 2016 - 17:05

reunia

Na tarde desta segunda-feira, 22, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá – ACC e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – FACMAT, Jonas Alves, reuniu-se com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk. Também participaram da reunião os diretores da ACC e FACMAT, Francisco Antonio de Almeida, João Nilson Viana, Valdemir Canevari e o superintendente da Fecomercio, Evaldo Silva.
Jonas começou a reunião explicando sobre o papel das Associações Comerciais e da Federação em Mato Grosso e falou sobre a grande preocupação dos empresários em relação ao desenvolvimento econômico do estado. “Precisamos que o governo incentive as empresas mato-grossenses para que elas continuem operando, gerando emprego e sendo lucrativas. Se não for possível conceder incentivos fiscais, o governo deveria pelo menos cuidar da carga tributária que está sendo praticada aqui. As empresas menores não estão mais conseguindo pagar suas contas e os juros para empréstimos estão altíssimos. Muitas já fecharam as portas. Precisamos que se crie um ambiente econômico melhor para que os empresários voltem a trabalhar com tranqüilidade, de forma harmoniosa”, comentou.
O secretário Ricardo Tomczyk explicou que o estado está passando por um momento complicado. “Apesar de termos aumentado a arrecadação, a receita caiu bastante. Estamos vivendo uma situação de corte de despesas em geral e este é o momento de usarmos a criatividade para contornarmos as adversidades”, disse. Tomczyk falou também sobre a reforma tributária. “Estamos discutindo este assunto de maneira muito séria. Em breve chamaremos os setores produtivos para voltarmos a conversar. A FGV está trabalhando para fazer uma reforma tributária substancial e acreditamos que na próxima reunião que fizermos com os representantes da classe empresarial, muitas dúvidas já poderão ser sanadas”, revelou.
Outro assunto que o presidente Jonas abordou foi em relação à exclusão das entidades de classe nas reuniões do Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial – CEDEM. “Não é uma decisão interessante deixar de convocar o setor empresarial para as reuniões do CEDEM. Nós empresários é que vamos tomar a decisão se vamos continuar ou não a investir no estado, por isso é importante que continuemos a ter assento no Conselho”, explicou Jonas. O secretário Ricardo esclareceu que a decisão de não convidar mais a classe empresarial para as reuniões do CEDEM partiu do Ministério Público e que a SEDEC está apenas acatando a ordem.
Por fim o presidente Jonas fez um convite para o secretário Ricardo Tomczyk participar como palestrante do Encontro Estadual de Presidentes, Diretores e Executivos das ACEs, que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro. O secretário aceitou o convite.

Fonte: Facmat

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311