As micro e pequenas empresas foram as que mais contrataram mulheres em 2015, de acordo com estudo feito pela primeira vez pelo Sebrae, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. No ano passado, do total de 6,8 milhões de mulheres que tiveram as carteiras de Trabalho assinadas, 4,1 milhões foram admitidas pelas empresas de pequeno porte.
Esse número é praticamente 52% maior do que o das contratações femininas feitas nas médias e grandes empresas. O sexo feminino teve uma presença marcante em pequenos negócios dos setores de Serviços e Agropecuária.
Apesar do saldo de empregos em 2015 ter sido negativo, as micro e pequenas empresas contrataram 3,4 milhões de trabalhadores a mais dos que as empresas de médio e grande porte. No ano passado, foram contratados pelos pequenos negócios 10,5 milhões de pessoas. Já entre as empresas de maior porte, esse número foi de 7,1 milhões.
“Mesmo com um grande número de demissões, as pequenas empresas exercem um papel fundamental na geração de empregos. No ano passado, os pequenos negócios registraram demissões líquidas de 219 mil trabalhadores, enquanto as médias e grandes dispensaram 1,3 milhão”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
No ano passado, 10 das 27 unidades da Federação registraram saldos positivos de geração de empregos nos pequenos negócios. Foram elas: Goiás, Alagoas, Piauí, Ceará, Maranhão, Acre, Roraima, Tocantins, Amazonas e Pará.
Fonte: Agência Sebrae