Imprensa
FEDERASUL

Penas mais severas podem reverter o caos da segurança

Especialista em segurança pede a revisão do Código Penal

15 de setembro de 2016 às 16:30

gustavo-caleffi

O grave problema da insegurança pode ser tratado por vários aspectos, defendeu o especialista em gestão de riscos e segurança estratégica, Gustavo Caleffi, ao elencar frentes de atuação que devem ser observadas para conter os alarmantes números de criminalidade. Ele defende a necessidade de que seja feito um grande esforço técnico para rever a legislação brasileira, em especial do Código Penal e Código de Processo Penal, e que neles constem penas mais severas. “Ser criminoso no Brasil compensa”, avalia. O palestrante do “Tá na Mesa” da Federasul, desta quarta-feira (14/09), diz que o início da solução passa pela educação familiar que foi corrompida para que sejam resgatados os valores sociais e que o resultado somente aparecerá em 20 anos.

Para vencer e medo e reverter o caos social assistido é preciso que o tema esteja entre as prioridades do Estado. “Falamos de Estado e não de Governos. Caso contrário vamos continuar com a banalização da vida humana”, comentou ele ao dizer que a sociedade civil já está mudando suas atitudes de lazer, locomoção, hábitos de consumo e vive em uma eterna desconfiança. “Tudo para se prevenir de uma possível situação de risco”.

Caleffi ainda apontou o alto custo da segurança no Brasil. O investimento cresceu nos últimos três anos e saltou de 5% em 2014 para 10,5% do PIB em 2016. Fora isso, no Rio Grande do Sul as escolas aumentaram em 75% os investimentos em equipamentos de proteção, assim como os condomínios elevaram seus gastos em 45% para tentar conter possíveis situações de risco. Exemplificou com o abigeato disseminado pelo Estado, obrigando os empresários a fecharem os seus negócios após uma série de roubos.

Caleffi também confia que a legalização das drogas pode contribuir para a redução da criminalidade. “Vivemos em um país que permite o uso, mas não a venda”, frisou. Sugeriu ainda que os impostos recolhidos poderiam ser usados como meio de informar a população sobre os danos que os entorpecentes geram à saúde.

Ao apontar a falência do sistema prisional brasileiro, disse que a privatização das estruturas não vai ser a solução. “Para os cidadãos, não faz diferença quem administra. O que precisamos é de mais gestão e profissionais competentes”, argumentou ao lembrar da experiência vivida em Joinville, em Santa Catarina, que possui um presídio industrial em que apenas 6% dos apenados reincidem na criminalidade.

O evento sobre segurança foi realizado pela Federasul em parceria com a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), entidades que defendem urgência na priorização do tema. “Precisamos pressionar os governos para nos sentirmos mais seguros”, disse a presidente da Federasul, Simone Leite. Já o presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira, avaliou que “estamos vivendo numa sociedade oposta, que ultrapassou todos os limites toleráveis de violência”.

Últimas Notícias

2ª Semana da Mulher destaca o empreendedorismo feminino no combate à violência 2ª Semana da Mulher destaca o empreendedorismo feminino no combate à violência
CMEC 18 de março de 2025 às 16:18

2ª Semana da Mulher destaca o empreendedorismo feminino no combate à violência

CACB vai ao Senado para tratar da PEC 13/2024 que pode corrigir os efeitos da Reforma Tributária sobre as MPEs CACB vai ao Senado para tratar da PEC 13/2024 que pode corrigir os efeitos da Reforma Tributária sobre as MPEs
Senado Federal 18 de março de 2025 às 15:05

CACB vai ao Senado para tratar da PEC 13/2024 que pode corrigir os efeitos da Reforma Tributária sobre as MPEs

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fará abertura da reunião do Conselho Deliberativo da CACB Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fará abertura da reunião do Conselho Deliberativo da CACB
Agenda 17 de março de 2025 às 10:11

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fará abertura da reunião do Conselho Deliberativo da CACB

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano
Ciclo de Debates 14 de março de 2025 às 15:07

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa” Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”
Evento 14 de março de 2025 às 10:39

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender
SISTEMA CACB 13 de março de 2025 às 16:27

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel