Benefícios na Implantação da Cultura da pacificação.
Valor da marca
A influência negativa do litígio nas empresas impacta sobre o valor da marca e sua reputação, além do tempo e dos custos. O mega investidor e quarto homem mais rico do mundo Warren Buffett disse, certa vez, que são necessários 20 anos para construir uma reputação e 5 minutos para destruí-la. Adotar a cultura pacificadora, aliada às políticas institucionais das empresas é uma iniciativa para a manutenção e reputação da marca.
Celeridade
Enquanto um processo pode levar cerca de 10 anos para ter uma decisão judicial definitiva, na mediação, por exemplo, o conflito pode ser solucionado em uma ou duas sessões, podendo as partes estipular o prazo de duração do procedimento.
Economia
Normalmente, os custos do judiciário são maiores que os praticados pelos profissionais que operacionalizam os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos (MESCs). Mas, atenção: devem ser escolhidos profissionais devidamente capacitados para mediar os conflitos.
Autonomia
No Judiciário, a decisão sempre caberá ao representante do Estado, ou seja, o juiz. Nos métodos, as partes possuem maior autonomia para chegar a um acordo, sem que isso fragilize a decisão.
Continuidade da relação
Como os processos são realizados de forma amigável, geram menores atritos, estimulando a continuidade do relacionamento entre as partes.