Apreensivas com os graves acontecimentos nacionais e preocupadas com os desdobramentos da crise política brasileira, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB -, as Federações das Associações Comerciais dos Estados Brasileiros e as Associações Comerciais do Brasil, reafirmam sua posição favorável ao rigoroso e liso processo de apuração contra a corrupção que assola o País, conduzido com coragem e determinação pelas equipes de trabalho do Ministério Público, da Polícia Federal e do Supremo Tribunal Federal, na Operação Lava Jato, que tem nosso apoio integral.
A CACB acredita na necessidade de responsabilizar os culpados e valorizar a transparência de gestão, em todos os níveis. Aproveitamos para expressar, ainda, nossa fé inabalável nas instituições deste País, que certamente irão seguir os ritos republicanos para resguardar nossa frágil e absolutamente necessária democracia e, em decorrência, o conceito de ética e decência.
Estamos convictos de que somente a partir da conclusão deste processo, o nosso Brasil poderá retomar seu crescimento, com sustentabilidade e com o trabalho sério dos brasileiros que – estes sim – constroem e orgulham esta Nação.
O povo brasileiro precisa conhecer toda a verdade e merece conquistar sua cidadania, vivendo num País livre e democrático, com justiça social e garantias constitucionais.
Nosso maior orgulho é a democracia pela garantia dos direitos e à estabilidade. Protegê-la é nossa função. Por esta razão, e a partir da conclusão dos processos e da valorização essencial às instituições brasileiras, a CACB quer integrar um grande Pacto nacional, um gesto singelo de união de toda a sociedade por um Brasil livre, democrático, justo e sem corrupção.
George Pinheiro
Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB