Um total de 66.790 micro e pequenas empresas de todo o país se candidataram ao Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil 2016. O maior número de empresas dessa edição vem de São Paulo, com 16,5 mil, seguido do Rio de Janeiro (5,8 mil), Distrito Federal (5,2 mil), Rio Grande do Sul (5 mil) e Minas Gerais (3,9 mil). Entre os setores de atuação na economia, 46,5% das participantes são do Comércio, 33,8% da área de Serviços e 15,8% da Indústria.
As organizações são avaliadas pela qualidade da administração, capacidade inovadora e equilíbrio entre os critérios de excelência por meio do questionário de autoavaliação, tendo como base o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da FNQ, sustentado em 11 fundamentos: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura da inovação; liderança e constância de propósitos; orientações por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização das pessoas; conhecimento sobre o cliente e mercado; desenvolvimento de parcerias; e responsabilidade social.
As inscrições para a edição 2016 encerraram em agosto. A partir de agora, os participantes que tiverem melhor desempenho recebem visitas técnicas e são avaliados pelas práticas de gestão. Concorrem nas categorias: Agronegócio, Comércio, Serviços de Educação, Indústria, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços de Turismo e Serviços, além dos Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação. As dez vencedoras nacionais participam de troca de experiências e aprendizado durante todo o processo de participação do prêmio. O processo de avaliação envolve mais de mil avaliadores voluntários em todo o país.
O MPE Brasil é realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O resultado final será conhecido no segundo semestre de 2017.
Perfil dos participantes
– Por região: Sudeste (27.306), Nordeste (15.251), Centro-Oeste (9.761), Sul (8.551) e Norte (5.921).
– Mais da metade dos gestores das empresas candidatas está na faixa etária entre 35 e 54 anos (55,58%). Posteriormente, aparecem os seguintes empreendedores: entre 25 e 34 anos (28,25%), acima de 55 anos (11,79%) e entre 18 e 24 anos (4,38%).
– 59,5% dos empreendedores são do público masculino; 40,5% são do feminino.