Imprensa
JDE

Mais de 50 ACEs beneficiadas com planejamento estratégico

Primeira etapa do projeto termina hoje, na cidade de Salinas

6 de maio de 2016 às 19:19

FederaminasJDE

Cumprida a metade da primeira etapa do projeto Jornada de Desenvolvimento Estratégico (JDE), que a Federaminas realiza em 10 municípios-polo do Estado em parceria com o Sebrae-MG e o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), mais de 50 associações comerciais já se beneficiaram do curso de planejamento estratégico, direcionado a tornar a gestão das entidades mais eficiente através da identificação e implantação de ferramentas práticas e efetivas que contribuam para o seu crescimento sustentável.

A primeira etapa da JDE se completa neste mês, a partir da reunião que se realiza nesta semana (dias 5 e 6) em Salinas, no norte-mineiro, com a participação de dirigentes e executivos de todas as associações comerciais da região. Os próximos encontros serão em São João del Rei (dias 9 e 10), João Pinheiro (16 e 17), Ubá (23 e 24) e Bom Despacho (30 e 31).

Conforme o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, a parceria com o Sebrae e o CRA-MG, através da JDE, tem a finalidade de propiciar às entidades federadas uma forma eficiente de trabalhar as melhores práticas de gestão. O projeto é executado em três fases, cabendo ao Sebrae-MG, na primeira delas, ministrar curso de planejamento estratégico para presidentes e executivos das ACEs.

Na segunda fase, eles receberão assessoria de estudantes de administração, monitorados por professores designados pelo CRA-MG, para executarem o planejamento estratégico das entidades. Por fim, o acompanhamento da evolução dos planejamentos será feito por consultores do Projeto Empreender e, para tanto, as associações comerciais formarão núcleos específicos desse programa para discutir e apresentar resultados sobre esses trabalhos.

Depoimentos – Representantes de ACEs participantes da jornada ressaltaram a excelência do curso ministrado pelo Sebrae para o crescimento das entidades, e até mesmo para as atividades empresariais, já que os conhecimentos também se aplicam ao dia a dia das empresas. Para Tereza Augusta Lemos, da ACE de Carmo do Rio Claro, as entidades não podem atuar no amadorismo, têm de ser administradas como empresa. O planejamento estratégico, disse, concorrerá para fortalecer a sua representatividade. Samuel Campos, da ACMinas, considerou a JDE um divisor de águas para a administração das associações comerciais, que, certamente, ganharão maior empoderamento. Da ACE de Alvinópolis, Laura Barbosa apontou a iniciativa como fundamental para aprimorar a atuação da sua entidade e, por conseqüência, a assistência aos empresários associados. Na opinião de Ulisses Araújo, da AC de São Sebastião do Paraíso, colocar em prática o apreendido no treinamento certamente levará a resultados bastante positivos para o desenvolvimento da entidade.

Fonte: Federaminas

Últimas Notícias

Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit
Fascisc 19 de julho de 2024 às 15:01

Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária
Reforma Tributária 18 de julho de 2024 às 18:21

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio
Comércio Internacional 18 de julho de 2024 às 15:14

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio

Facerj promove seminário sobre Economia do Mar Facerj promove seminário sobre Economia do Mar
FACERJ 18 de julho de 2024 às 15:00

Facerj promove seminário sobre Economia do Mar

Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local
Rondônia 18 de julho de 2024 às 13:51

Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local

Conexão Faciap é realizado na ACIG Conexão Faciap é realizado na ACIG
Encontro 18 de julho de 2024 às 13:47

Conexão Faciap é realizado na ACIG

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel