1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / JDE

Mais de 50 ACEs beneficiadas com planejamento estratégico

Primeira etapa do projeto termina hoje, na cidade de Salinas

06 de maio de 2016 - 19:19

FederaminasJDE

Cumprida a metade da primeira etapa do projeto Jornada de Desenvolvimento Estratégico (JDE), que a Federaminas realiza em 10 municípios-polo do Estado em parceria com o Sebrae-MG e o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), mais de 50 associações comerciais já se beneficiaram do curso de planejamento estratégico, direcionado a tornar a gestão das entidades mais eficiente através da identificação e implantação de ferramentas práticas e efetivas que contribuam para o seu crescimento sustentável.

A primeira etapa da JDE se completa neste mês, a partir da reunião que se realiza nesta semana (dias 5 e 6) em Salinas, no norte-mineiro, com a participação de dirigentes e executivos de todas as associações comerciais da região. Os próximos encontros serão em São João del Rei (dias 9 e 10), João Pinheiro (16 e 17), Ubá (23 e 24) e Bom Despacho (30 e 31).

Conforme o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, a parceria com o Sebrae e o CRA-MG, através da JDE, tem a finalidade de propiciar às entidades federadas uma forma eficiente de trabalhar as melhores práticas de gestão. O projeto é executado em três fases, cabendo ao Sebrae-MG, na primeira delas, ministrar curso de planejamento estratégico para presidentes e executivos das ACEs.

Na segunda fase, eles receberão assessoria de estudantes de administração, monitorados por professores designados pelo CRA-MG, para executarem o planejamento estratégico das entidades. Por fim, o acompanhamento da evolução dos planejamentos será feito por consultores do Projeto Empreender e, para tanto, as associações comerciais formarão núcleos específicos desse programa para discutir e apresentar resultados sobre esses trabalhos.

Depoimentos – Representantes de ACEs participantes da jornada ressaltaram a excelência do curso ministrado pelo Sebrae para o crescimento das entidades, e até mesmo para as atividades empresariais, já que os conhecimentos também se aplicam ao dia a dia das empresas. Para Tereza Augusta Lemos, da ACE de Carmo do Rio Claro, as entidades não podem atuar no amadorismo, têm de ser administradas como empresa. O planejamento estratégico, disse, concorrerá para fortalecer a sua representatividade. Samuel Campos, da ACMinas, considerou a JDE um divisor de águas para a administração das associações comerciais, que, certamente, ganharão maior empoderamento. Da ACE de Alvinópolis, Laura Barbosa apontou a iniciativa como fundamental para aprimorar a atuação da sua entidade e, por conseqüência, a assistência aos empresários associados. Na opinião de Ulisses Araújo, da AC de São Sebastião do Paraíso, colocar em prática o apreendido no treinamento certamente levará a resultados bastante positivos para o desenvolvimento da entidade.

Fonte: Federaminas

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311