1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / FACESP

Integração das MPEs aos jogos olímpicos é tema de evento na Associação Comercial de São Paulo

03 de maio de 2016 - 14:36

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizou nesta segunda-feira (2) a etapa paulista da Chama Empreendedora, projeto que busca estimular a disseminação da cultura exportadora entre as micro e pequenas empresas (MPEs) de todo o País.
Criado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) e pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Chama Empreendedora quer aproveitar a visibilidade que o Brasil terá em decorrência das Olimpíadas para promover os negócios das MPEs.
“O mundo está de olho no Brasil por causa dos Jogos Olímpicos. E temos que aproveitar essa oportunidade para mostrar que o momento de transição que vivemos em nosso País é passageiro e que vamos superar todas as dificuldades”, disse o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.
Paulo Protasio, presidente da ACRio, destacou o pioneirismo da iniciativa. “Ninguém acreditava que poderíamos fazer isso. Nós somos a primeira experiência de micro, pequena e média empresa no mundo em uma Olimpíada. Pela primeira vez estamos presentes. Durante as Olimpíadas, temos que aproveitar ao máximo”, frisou, referindo-se à ideia de que todos os projetos sejam construídos “nas nossas áreas, nas nossas empresas, nas nossas cidades”.
Durante o encontro – realizado na sede da ACSP, no centro da capital paulista –, representantes de diversas entidades integrantes da Chama Empreendedora apresentaram ferramentas que disponibilizam às MPEs para que elas consigam exportar de maneira mais fácil e eficiente.
Maria Cristina Itri, consultora do Exporta Fácil, dos Correios, detalhou o funcionamento do serviço, que disponibiliza consultoria às empresas para que elas saibam como, quando e para onde exportar seus produtos da maneira mais rentável.
O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, apresentou o Sebrae no Pódio, projeto que funciona dentro do departamento de compras do Comitê Organizador da Rio 2016 e que já cadastrou mais de 12 mil MPEs para serem fornecedoras do maior evento esportivo do planeta.
“O foco no comércio exterior é importante para conhecer o mundo. Mas o País está deprimido. E se iludem aqueles que acham que uma mudança de governo mudará as coisas. A sociedade é que tem que mudar, A mudança tem que vir de baixo para cima”, destacou Afif em sua fala.
Ele lembrou que empresas interessadas em fornecer produtos e serviços para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos podem ainda se cadastrar pelo site do programa Sebrae no Pódio.
Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) e da Associação Brasileira de Franchising (ABF) também falaram sobre como suas entidades podem ajudar as MPEs.
O deputado estadual Itamar Borges, da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, também participou do evento.
A etapa paulista da Chama Empreendedora foi promovida pela São Paulo Chamber of Commerce, órgão de comércio exterior da ACSP.

Fonte: ACSP

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311