Imprensa
IPCA

Inflação continua acelerando em janeiro de 2016, segundo o IBGE

Alencar Burti, presidente da ACSP, comenta os números

12 de fevereiro de 2016 às 18:44

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a medida oficial da inflação – apresentou alta de 1,27% em janeiro, ante 0,96% e 1,24% registrados em dezembro e no mesmo mês de 2015, respectivamente.

É a maior taxa mensal para janeiro desde 2003, surpreendendo a maioria dos analistas de mercado, que prognosticavam uma menor elevação de preços. A inflação foi assunto do “Temas em Análise” produzido pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) para a primeira quinzena de janeiro.

Em termos anuais, levando-se em consideração a variação acumulada nos 12 meses terminado em janeiro o aumento de preços chegou a 10,71%, levemente superior ao resultado anual de 2015, que alcançou 10,67% (Tabela 1), afastando-se, portanto, ainda mais do limite máximo de tolerância da meta anual de inflação (6,5%), perseguida pelo Banco Central.

Presidente da ACSP comenta inflação oficial do país

Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), comenta os números da inflação.

De acordo com ele, é importante que a inflação comece a cair nos próximos meses para aliviar o orçamento das famílias, estimulando o consumo.

“Os dados do IPCA indicam que a inflação está sendo muito afetada pelos alimentos – especialmente aqueles que predominam na feira – e pelo reajuste das tarifas de transportes. Espera-se que daqui para frente não haja mais elevações de tarifas e tributos para que a inflação possa recuar gradativamente nos próximos meses”, diz Burti.

Os “vilões” da alta do IPCA no primeiro mês do ano, que em forma conjunta contribuíram para 71% do resultado, foram os alimentos e bebidas, cujo aumento de preços correspondeu a 2,28%, com destaque para os “horti-fruti” (cenoura, tomate, cebola e batata), e o grupo transportes, com alta de 1,77%.

No primeiro caso, as causas foram a depreciação do Real, que encarece adubos e fertilizantes e eleva a oferta de produtos agropecuários para o exterior, além do clima chuvoso ou seco, dependendo da região considerada. No caso dos transportes, contribuíram a elevação das tarifas de ônibus, metrô e trens urbanos, somados com os aumentos de combustível e pedágios.

Também houve aceleração da inflação, de acordo com o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que avançou para 1,53%, após subir 0,44% no mês anterior, intensificando a alta de preços em 12 meses, que passou de 10,7% em dezembro para 11,65% em janeiro.

A disparada do preço do dólar em janeiro, que ultrapassou a “barreira” dos R$ 4,00, devido a fatores internos e externos, gerou pressões sobre os custos das matérias primas, principalmente no caso das agrícolas (IPA AGRO), fazendo o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), principal componente do IGP-DI, acelerar em termos anuais entre dezembro e janeiro de 11,31% para 12,87%, respectivamente.

Em síntese, apesar de 2016 se iniciar com inflação ainda mais elevada do que a registrada no final do ano passado, a perspectiva é de desaceleração durante os próximos meses, principalmente devido à anunciada redução das tarifas elétricas, à expectativa de relativa acomodação do câmbio e à descompressão dos preços dos serviços, refletindo a queda no consumo provocada pelo cenário recessivo.

Fonte: ACSP

Últimas Notícias

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de janeiro de 2025 às 19:07

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça
Economia 15 de janeiro de 2025 às 10:42

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB
CACB na mídia 14 de janeiro de 2025 às 15:51

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto
SIMPLES NACIONAL 6 de janeiro de 2025 às 11:11

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel