Imprensa
CRISE ECONÔMICA

Inflação alta afeta o orçamento de 94% dos brasileiros, revela pesquisa da Associação Comercial de São Paulo

Levantamento feito em março aponta que, para enfrentar a crise, 64% dos consumidores afetados economizam no uso de produtos, 54% substituem marcas e 44% compram em menor quantidade

14 de abril de 2016 às 19:09
Foto: Marcos Santos/USP

Foto: Marcos Santos/USP

A alta da inflação e dos preços dos alimentos está impactando o bolso de quase a totalidade dos consumidores brasileiros. Segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a subida dos preços tem afetado muito os gastos de 58% das pessoas. Já para 30% delas, o impacto tem sido moderado. E 6% acreditam que tem havido pouco reflexo da inflação em seus orçamentos. Assim, um total de 94% dos consumidores foram afetados – em maior ou menor grau.

“É inegável que o custo de vida tem subido fortemente, o que compromete o orçamento das famílias, obrigando-as a adotar novos hábitos de consumo. E, se elas começam a gastar menos, consequentemente o varejo passa a vender menos”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Entre os vilões da inflação estão os alimentos, responsáveis por 0,32 p.p. da alta de 0,43% do IPCA em março. “Os alimentos consomem uma fatia grande dos gastos familiares e, portanto, não é à toa que os consumidores sentem tanto essa elevação”, diz Burti. “Quanto maior o impacto sentido, mais drásticas são as mudanças que as pessoas precisam realizar em seus hábitos de consumo”.

Ainda segundo a pesquisa da ACSP, 2% dos entrevistados disseram não ser afetados pela inflação e 3% não souberam responder. Encomendado pela ACSP para o Instituto Ipsos, o levantamento foi realizado entre os dias 13 e 30 de março em todas as regiões brasileiras.

Como enfrentar

Aos 94% dos consumidores afetados de alguma maneira pela alta da inflação e dos alimentos, foi feita a seguinte pergunta: “Como você está enfrentando esse problema”?

A economia no uso de produtos foi citada por 64% dos entrevistados. Já 54% estão trocando artigos por outros de marcas mais baratas. Além disso, 44% têm optado por comprar menor quantidade de produtos.

Já 29% disseram que mudaram alguns hábitos de consumo. Trata-se de medidas que afetam a rotina de toda a família, como: usar menos o carro, economizar energia elétrica, sair menos e ficar mais em casa, trocar o restaurante por lanchonete, tirar o filho da escola particular, abrir mão do plano de saúde, trancar a faculdade.

Os consumidores ouvidos puderam escolher mais de uma resposta.

“Do mesmo jeito que o consumidor se adapta à nova realidade, os varejistas têm de fazer o mesmo. Eles precisam ficar atentos a essas mudanças, alterando seu mix de produtos e focando no atendimento”, aconselha Burti. “É preciso monitorar constantemente o perfil do consumidor”, complementa.

Metodologia

A pesquisa foi elaborada a partir de 1,2 mil entrevistas domiciliares em 72 municípios, por amostra representativa da população brasileira de áreas urbanas (Censo 2010 e PNAD 2013), com seleção probabilística de locais de entrevista e cotas de escolha do entrevistado, ambas baseadas em dados oficiais do IBGE.

1) Pensando sobre a inflação alta e o preço dos alimentos que subiu, gostaríamos de saber o quanto você acredita que esses aumentos estão afetando o seu orçamento.

Muito (mais de 50%)                                            58%
Moderadamente (entre 20% e 50%)                 30%
Pouco (até 20%)                                                      6%
Não afetou em nada (0%)                                      2%
Não sabe                                                                    3%

2) Você disse que sentiu seu orçamento afetado. Como você está enfrentando esse problema? (múltipla escolha)

Tenho economizado o uso de produtos de maneira geral                    64%
Troquei alguns produtos por marcas mais baratas                                54%
Tenho comprado produtos em menores quantidades                           44%
Mudei alguns hábitos de consumo                                                             29%
Peguei dinheiro da poupança para ajudar com o orçamento                 2%
Deixei de pagar algum parcelamento                                                          2%
Não lembra                                                                                                       2%
Fiz um empréstimo para pagar as contas                                                   1%
Não faz nada / não toma providência alguma                                           0%
Passou a comprar no atacado                                                                        0%

Fonte: ACSP

Últimas Notícias

CMEC amplia presença no DF com novos colegiados no Sudoeste e Setor de Clubes Sul e Norte CMEC amplia presença no DF com novos colegiados no Sudoeste e Setor de Clubes Sul e Norte
Empreendedorismo feminino 17 de abril de 2025 às 17:03

CMEC amplia presença no DF com novos colegiados no Sudoeste e Setor de Clubes Sul e Norte

Alta de preços freia vendas de Páscoa, aponta pesquisa Alta de preços freia vendas de Páscoa, aponta pesquisa
Feriado 17 de abril de 2025 às 16:38

Alta de preços freia vendas de Páscoa, aponta pesquisa

Federaminas alerta: redução da jornada pode comprometer milhões de empregos e frear a produtividade no Brasil Federaminas alerta: redução da jornada pode comprometer milhões de empregos e frear a produtividade no Brasil
Federação 17 de abril de 2025 às 11:45

Federaminas alerta: redução da jornada pode comprometer milhões de empregos e frear a produtividade no Brasil

Parceria leva crédito facilitado a pequenos empresários no RS e já soma R$ 5,6 milhões em pedidos pré-aprovados Parceria leva crédito facilitado a pequenos empresários no RS e já soma R$ 5,6 milhões em pedidos pré-aprovados
Federação 17 de abril de 2025 às 10:06

Parceria leva crédito facilitado a pequenos empresários no RS e já soma R$ 5,6 milhões em pedidos pré-aprovados

Gasto Brasil vem ganhando espaço no noticiário antes mesmo do lançamento oficial Gasto Brasil vem ganhando espaço no noticiário antes mesmo do lançamento oficial
NA MÍDIA 16 de abril de 2025 às 11:41

Gasto Brasil vem ganhando espaço no noticiário antes mesmo do lançamento oficial

CACB amplia articulações internacionais com foco em feiras e comércio exterior CACB amplia articulações internacionais com foco em feiras e comércio exterior
Internacional 16 de abril de 2025 às 10:48

CACB amplia articulações internacionais com foco em feiras e comércio exterior

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel