Imprensa
FACIAP

Inadimplência recua no Paraná e comércio registra melhora em 2016

28 de abril de 2016 às 18:54

Indicadores divulgados pela Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, nesta quarta-feira (27) mostram que o primeiro trimestre de 2016 foi melhor do que o esperado pelo comércio do estado.
Apesar de a quantidade de dívidas incluídas na BCF, Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito, ter aumentado, houve diminuição da inadimplência e crescimento da intenção de compra a crédito.
Segundo o IFRD, Indicado Faciap de Registro de Dívidas, o volume de dívidas cresceu 2,1% em comparação com 2015. “A notícia não parece boa se olharmos apenas o indicador referente ao registro de dívidas, já que ele aponta a inclusão de novos débitos na base de inadimplência. Mas quando analisamos todos os indicadores, vemos que estamos em um momento melhor para o varejo do que o que vimos em 2015”, analisa o vice-presidente da Faciap para assuntos de Bureau de Crédito, Claudenir Machado.
O primeiro trimestre de 2016 foi um período em que o consumidor buscou pagar as dívidas. O chamado IFRE, Indicador de Regularização de Dívidas, mostrou que a quantidade de débitos quitados aumentou 7,4% em relação ao mesmo período de 2015. “É muito interessante observarmos que o consumidor paranaense iniciou o ano com os pés no chão, seguindo a máxima de que a melhor coisa a fazer em tempos de crise é pagar as contas. O indicador mostra exatamente isto”, afirma o Coordenador da BCF, Edson Araújo Filho.
Já o IFIN, Indicador da Faciap para Inadimplência, referente ao acumulado até março de 2016, aponta que o varejo paranaense ganhou fôlego em comparação a 2015. Houve queda de 5,2% no volume de inadimplência em relação ao primeiro trimestre do ano passado. “Um dos fatores que contribuem para essa diminuição é a taxa de desempregos no Paraná, que está em melhor situação do que a do restante do país. Enquanto nacionalmente o aumento do desemprego, que já está em 10,2%, fez a inadimplência piorar, no Paraná a manutenção da taxa de desemprego no mesmo patamar dos últimos anos, de 5,8%, fez o consumidor aproveitar para pagar as contas e livrar-se dos juros”, afirma Coordenador da BCF, Edson Araújo Filho.
A melhora no comércio no início deste ano também é apontada pelo IFIC, que trata do volume de intenções de compra a crédito. Depois de um ano de estagnação, o indicador fechou o trimestre com 4,8% de crescimento em relação ao mesmo período de 2015. “Uma excelente notícia! Um alento para o varejo paranaense que precisa recuperar os prejuízos de 2015. A expectativa é que não fique apenas na intenção, mas que efetivamente o consumidor volte a comprar, fazendo a economia girar novamente”, diz o vice-presidente da Faciap para assuntos de Bureau de Crédito, Claudenir Machado.
Fonte: Faciap

Últimas Notícias

Para o presidente da FACISC, criação do dia do associativismo fortalece o desenvolvimento do país Para o presidente da FACISC, criação do dia do associativismo fortalece o desenvolvimento do país
COOPERAÇÃO 13 de junho de 2025 às 13:50

Para o presidente da FACISC, criação do dia do associativismo fortalece o desenvolvimento do país

Painel Gasto Brasil passa a informar despesa pública por habitante Painel Gasto Brasil passa a informar despesa pública por habitante
TRANSPARÊNCIA 13 de junho de 2025 às 08:48

Painel Gasto Brasil passa a informar despesa pública por habitante

O Poder da Rede no Rio Grande do Sul O Poder da Rede no Rio Grande do Sul
Melhoria da representatividade 12 de junho de 2025 às 16:17

O Poder da Rede no Rio Grande do Sul

Agência DC News entrevista Claudio Queiroz sobre o Gasto Brasil Agência DC News entrevista Claudio Queiroz sobre o Gasto Brasil
Na mídia 12 de junho de 2025 às 15:40

Agência DC News entrevista Claudio Queiroz sobre o Gasto Brasil

“Associativismo é o motor do empreendedorismo e do desenvolvimento do Brasil”, afirma presidente da ACP “Associativismo é o motor do empreendedorismo e do desenvolvimento do Brasil”, afirma presidente da ACP
ASSOCIATIVISMO 12 de junho de 2025 às 13:13

“Associativismo é o motor do empreendedorismo e do desenvolvimento do Brasil”, afirma presidente da ACP

CACB defende equilíbrio fiscal e previsibilidade de normas CACB defende equilíbrio fiscal e previsibilidade de normas
LIBERDADE ECONÔMICA 11 de junho de 2025 às 16:34

CACB defende equilíbrio fiscal e previsibilidade de normas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel