1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / DIA DA MPE

Governo oferece capacitação, crédito e acesso ao mercado a microempreendedores

Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) implementará o selo "Instituição Amiga do Empreendedor" às universidades com núcleo de apoio à capacitação dos microempreendedores

06 de outubro de 2016 - 11:42

Experiências bem-sucedidas em universidades e institutos federais de educação superior de orientação, capacitação e assistência aos microempreendedores serão amplificadas pelo governo federal.

O projeto foi anunciado durante cerimônia de comemoração do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, realizada no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (5). Na ocasião, foram assinados termos de adesão entre o Ministério da Educação, a SEMPE e instituições de ensino.

Para George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), este 05 de outubro foi um dia marcante para todos os empresários. “Essas medidas de apoio, capacitação e a aprovação de leis favoráveis ao empreendedorismo são importantes para que a força produtiva do país volte a reagir positivamente. Empresários, governo e legisladores precisam, neste momento, estar alinhados nos seus ideais para recuperar o crescimento econômico e retomar a força pujante de nosso país”, declarou.

Segundo o secretário da SEMPE, José Ricardo Veiga, as iniciativas devem ter maior alcance junto ao público interessado. “O que nós estamos fazendo aqui é juntar forças, aumentar nossos braços pra chegar a cada empreendedor. A gente pegou algumas universidades que têm essas iniciativas, e vai fazer um trabalho de definir uma metodologia, um padrão que possa ser nacionalizado”, afirmou.

Veiga explicou que todas as universidades que participarem da iniciativa vão ganhar o selo “Instituição Amiga do Empreendedor”. “A partir daí os conselhos federais de administração e contabilidade vão nos ajudar a monitorar a qualidade, inclusive pra ter um feedback e melhorar também a capacitação levada ao empreendedor”, destacou.

Crédito às micro e pequenas empresas
No evento, também foi anunciada a oferta de mais de R$ 30 bilhões em linhas de financiamento de bancos públicos e privados. São linhas específicas para compra de máquinas e equipamentos, treinamento e capacitação.

Para Joana dos Anjos Bezerra Oliveira, dona de uma loja de baterias automotivas, as linhas de crédito divulgadas vão trazer segurança aos negócios: “No dia a dia da minha empresa, isso [financiamentos] vai fazer com que eu possa ter melhor lucro, mais sucesso e trabalhar com mais alegria”, comemorou Joana. “A situação do país está difícil. Então o nosso desafio é manter a sua empresa, então realmente é um apoio, fortaleza, uma segurança”, disse.

Lourenço Faiad da Cunha, microempresário, também vê com alivio a possibilidade de poder contar com apoio financeiro a partir das linhas de empréstimos anunciadas: “Há perspectivas de crescimento e para fazer crescer sua empresa você precisa de crédito. Ter esse momento pra honrar os compromissos anteriores e mesmo pensar em expansão é muito importante”. Cunha é dono de uma banca de revistas da família e de uma franquia. Ele pretende usar o dinheiro do crédito para investir na capacitação dos colaboradores.

Operador Logístico

Outro impulso para os microempresários é o fim da burocracia na hora de exportar. O decreto assinado durante a cerimônia institui a figura do Operador Logístico, que vai executar para a micro e pequena empresas os procedimentos operacionais da exportação de forma facilitada. Segundo José Ricardo Veiga, A partir da edição do decreto e da publicação de uma instrução normativa da Receita Federal, na próxima semana o Operador Logístico já pode entrar em operação.

Segundo dados da SEMPE, as micro e pequenas empresas representam 95% dos estabelecimentos do País.

2016-10-05-michel-temer-dia-nacional-da-mpe-marcos-correa-pr

Presidente Michel Temer durante a Cerimônia de Comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa – Foto: Marcos Corrêa/PR

Com informações do Portal Planalto

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311