Imprensa
FACESP

Frente Sudeste e CACB discutem momento político e futuro do Brasil

Para enfrentar crise do momento, empresários se reuniram em debate na ACSP

30 de maio de 2016 às 12:20

Dr George e Senador Jorge Bornhausen

George Pinheiro, Alencar Burti e senador Jorge Bornhausen

“Os destinos do futuro do Brasil serão definidos pelo que fizermos agora para enfrentar as múltiplas crises que o país enfrenta”, afirmou Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). O seminário, realizado pela Frente Sudeste e pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), ocorreu nesta segunda-feira (30).
Os empresários presentes discutiram as mudanças necessárias no plano político para tornar mais funcional e representativo o sistema eleitoral, medidas urgentes e indispensáveis nas áreas econômicas e sociais, e como tornar a tributação mais racional e menos burocrática.
O Senador Jorge Bornhausen (PSD/SC), Coordenador do Conselho de Orientação Política e Social (Cops) da ACSP, falou sobre Reforma Política – As Mudanças Possíveis. O ex-ministro da Previdência e Assistência Social, Roberto Brant, também membro do Cops, apresentou propostas para que o Brasil possa vencer a crise econômica e social, criando condições para a retomada do desenvolvimento de acordo com as necessidades e potencialidades do país. O professor Fernando Rezende, conceituado economista que tem se dedicado há muitos anos à discussão dos problemas tributários nacionais, criticou os “remendos” e palestrou sobre a necessidade de se reconstruir o sistema tributário nacional.
Burti reforçou o apoio das entidades aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelo Ministério Público, Polícia Federal e a justiça no combate à corrupção. Segundo ele, “a certeza de que a punição rigorosa dos que forem culpados contribuirá para que o país possa se desenvolver em bases mais sólidas e duradouras”.
George Pinheiro, presidente da CACB, disse que são os empreendedores “os instrumentos para as soluções desta crise institucional na qual o país mergulhou”. Pinheiro enumerou dez pontos importantes para que o governo de Michel Temer projete um futuro melhor para o país. Entre eles, o presidente da CACB mencionou a necessidade de um “choque de competitividade”, equilíbrio fiscal, fim do capitalismo de laços e pontes para o mercado global.
“Neste cenário não podem existir subsídios. Precisamos nos livrar das amarras da interdependência dos governos e da preocupante simbiose entre os poderes público e privado”, criticou.
Pinheiro também pediu um plano de desenvolvimento de longo prazo, sacrifícios no curto prazo, medidas macroeconômicas garantidas em sua continuidade, financiamento ao empreendedor, mercado de capitais forte e reformas previdenciária, trabalhista, fiscal e política.
“O mais importante, no entanto, aproveitando este clima de reflexão e pensamentos positivos, é focarmos no desenvolvimento econômico e social. E também na necessidade de acabarmos, de vez, com o tal jeitinho, da pequena e da grande corrupção”, completou.

Frente Sudeste

A Frente Sudeste de Associações Comerciais foi criada em 2015 para debater problemas comuns aos estados da região e incentivar a troca de informações. Mas, diante da intensificação da crise econômica brasileira, a frente ampliou os temas e passou a tratar de assuntos nacionais. Já foram realizados encontros em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

O grupo é constituído pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) e Associação Comercial e Empresarial do Espírito Santo (ACE-ES) – e pelas respectivas federações.

Últimas Notícias

Portaria que regulamenta o trabalho aos domingos e feriados deve ser adiada novamente Portaria que regulamenta o trabalho aos domingos e feriados deve ser adiada novamente
Trabalho domingos e feriados 22 de julho de 2024 às 17:37

Portaria que regulamenta o trabalho aos domingos e feriados deve ser adiada novamente

Rondônia finaliza primeira etapa de capacitação do Poder da Rede Rondônia finaliza primeira etapa de capacitação do Poder da Rede
Empreender 22 de julho de 2024 às 17:17

Rondônia finaliza primeira etapa de capacitação do Poder da Rede

Nova portaria do Programa Brasil mais Produtivo entra em vigor em 1º de agosto Nova portaria do Programa Brasil mais Produtivo entra em vigor em 1º de agosto
MPEs 22 de julho de 2024 às 16:44

Nova portaria do Programa Brasil mais Produtivo entra em vigor em 1º de agosto

Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit
Fascisc 19 de julho de 2024 às 15:01

Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária
Reforma Tributária 18 de julho de 2024 às 18:21

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio
Comércio Internacional 18 de julho de 2024 às 15:14

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel