Representantes da Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (Sequa), do Instituto Desenvolvimento Econômico Local (Idel) e do grupo BBW de treinamento e consultoria estiveram na sede da CACB para uma visita de cortesia, na segunda-feira (15).
O Instituto Del, que tem como missão criar ambientes favoráveis para a implementação de políticas públicas em favor do desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros, é parceiro na realização de dez projetos do Al-Invest Verde em 14 municípios de três estados brasileiros. O objetivo é preparar as empresas para a certificação Good Travel Seal.
O projeto-piloto foi realizado no Núcleo Turístico de Sustentabilidade da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, com ações como palestras e workshops. Implementado nas cidades de Bombinhas, Itá, Orleans e Treze Tílias, teve o custo R$ 327.400,00. Ao final do projeto, 80% das empresas atendidas afirmaram ter adotado práticas econômicas sustentáveis.
Para Andreas Dohle, diretor técnico do Instituto, o fato de o modelo ser aplicado com sucesso em diversas cidades do norte ao sul do Brasil é motivo de prestígio. “Isso mostra a maturidade dos parceiros envolvidos”, explicou.
A representante da BBW, a consultora alemã Anne Ortel, comentou sobre a importância de uma plataforma de diálogo que faça o processo de engajamento tanto dos empresários quanto do setor público em nível mundial. E lembrou “a importância da troca de experiência entre os municípios e a identificação deles com o turismo sustentável e como esse engajamento propicia o aumento da competitividade das empresas”.
Ute Reckers, da Sequa, que é líder do consórcio Al-Invest Verde, da qual a CACB faz parte, elogiou o compromisso das pessoas, da sociedade civil, e dos setores privado e público. “O projeto cobre várias áreas importantes, como mudanças climáticas, sustentabilidade e meio ambiente”, acrescentou.
Além disso, Ute pontuou que a aliança permite que os empresários sejam ouvidos para promover um futuro
com foco no desenvolvimento sustentável.
Já Carlos Rezende, superintendente da CACB, afirma que a relação internacional comprova o compromisso com o fortalecimento das micro e pequenas empresaa: “Independentemente do país, investir para crescer e estimular o empreendedorismo é missão de todos”.