A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do estado de Minas Gerais (Federaminas) convida a todos os seus federados a participarem da cerimônia de posse de seus novos conselhos, que será realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas) a partir das 19 horas do dia 25 de agosto, próxima quinta-feira. O evento contará com a palestra do ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. Ele falará sobre o atual cenário político e econômico do Brasil. Após a palestra e a posse, haverá um coquetel. O endereço é avenida Afonso Pena, 372, Belo Horizonte. É preciso a confirmação da presença pelo telefone (31)3078-7000.
Os novos conselhos são: Conselho Estadual de Jovens Empresários (CEJE); o Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEMA) e o Conselho Estadual de Assuntos Tributários.
O CEJE visa subsidiar os jovens em seu novo negócio, ou na continuidade de seu empreendimento e propiciar aos participantes meios de desenvolvimento profissional através de cursos, encontros, palestras, comissões, grupos de trabalho, e tudo que vier a contribuir para o crescimento do jovem empreendedor, criando núcleos especiais quando necessário.
O CEMA contribuirá para articular e promover ações em defesa do empreendedorismo, com utilização responsável dos recursos naturais, com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. O CEMA deverá também definir as ações dos representantes da Federaminas junto aos órgãos responsáveis pelo meio ambiente no Estado. Neste sentido, os objetivos principais do conselho serão orientados pela realização de estudos, debates e análises sobre conteúdos de ordem tributária, indicando possíveis ações políticas para minimizar as problemáticas tratadas.
O Conselho Estadual de Assuntos Tributários auxiliará na resolução das questões ligadas à complexidade da legislação tributária brasileira. As constantes alterações dificultam ao empresariado, principalmente as empresas de micro e pequeno porte, principal universo filiado às associações comerciais, o correto cumprimento de suas obrigações fiscais. Assim, o Conselho terá como objetivo principal realizar estudos, debates e análises sobre questões relacionadas com os tributos, de forma a indicar ações políticas ou de aconselhamento visando a minimizar eventuais reflexos negativos de leis tributárias, nos âmbitos municipal, estadual e federal sobre a atividade das empresas.