Empresários do Sistema Facisc retornam de missão na Argentina
Após viagem ao exterior, empresários do Sistema Facisc voltam animados com as experiências vivenciadas
Um grupo de 38 empresários da Regional Noroeste da Facisc visitou entre os dias 09 e 11 de setembro a cidade de Obera – Argentina para conhecer a Câmara da Indústria e Comércio (CRIPCO) e a Festa dos Imigrantes, que promove a cultura e o turismo da região.
Na Câmara da Indústria e Comércio os catarinenses foram recepcionados pelo presidente Oscar Roberto Krieger, o vice-presidente Fabián Jamasmeie, e demais integrantes. Na oportunidade conheceram a estrutura associativista e apresentaram as ações da Federação, o crescimento das Associações e as soluções empresariais. “Apresentamos a Federação, a regional Noroeste, o que somos e o que fazemos, nossas soluções e produtos, o Programa Empreender e ainda o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). Esta oportunidade foi ótima, pois os empresários catarinenses também apresentaram as suas empresas possibilitando consolidar negócios com o país vizinho”, descreveu o vice-presidente regional Allan Edgar Kreutz.
Na Festa dos Imigrantes, que está em sua 37ª Edição e concentra 14 etnias, os catarinenses conheceram os espaços próprios e as casas típicas, que funcionam como salão de festas, restaurantes, e museus abrindo suas portas durante o ano em distintos eventos, localizados em uma área de 12 hectares. “Além das casas, cerca de 150 expositores estão presentes no evento e 3 mil pessoas que trabalham durante a festa. “Todo o valor arrecadado é reinvestido para melhorias e inovações ano a ano e a cultura é disseminada para as crianças, que desde pequenas aprendem a valorizar a tradição”, relata Allan.
Para o presidente Reck, a viagem foi muito enriquecedora, pois puderam conhecer de perto a experiência de associativismo em outro País, perceber que a estrutura é semelhante a que temos e que a organização da FACISC está bem fundamentada. “Também identificamos que é possível trabalhar em conjunto e fazer parcerias internacionais em prol do desenvolvimento econômico e sustentável, pois as demandas empresariais são semelhantes”, destacou o presidente Ernesto Reck.
Fonte: Facisc