1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender Cases /

Tecnologia para todos: Novo software revoluciona núcleo de imobiliárias no Paraná

A ferramenta possibilita a geração de dados, informações planejadas, melhor atendimento ao cliente e a quantificação das demandas de mercado

13 de maio de 2020 - 15:02

Uma das soluções mais discutidas no momento para o funcionamento dos negócios em meio à pandemia é o uso do meio digital. A tecnologia é a grande aliada dos empreendedores que lutam para manter suas atividades, mas que se preocupam com a saúde dos seus colaboradores e clientes.

O programa Empreender, que apoia o crescimento de micro e pequenos negócios há mais de 20 anos no Brasil, investe em ações voltadas para a inovação e tecnologia, como capacitações, consultorias e participação em eventos.

Os empresários do núcleo de imobiliárias de Medianeira (PR) se uniram para desenvolver um software para o gerenciamento dos negócios em conjunto. O objetivo era integrar os imóveis do núcleo por meio da ferramenta que possibilita a geração de dados, informações planejadas para a correta tomada de decisões, melhor atendimento ao cliente e a quantificação das demandas de mercado e dos negócios efetivados. Em seguida, foi desenvolvido um site como plataforma de negociação.

A empresária da imobiliária Suprema, Sandra Menegol, afirmou o retorno positivo que o núcleo obteve com a implementação do software e ressaltou a importância de integrar um núcleo setorial: “Projetos como o Empreender são extremamente importantes. Estar em núcleo setorial foi fundamental para eu poder reestruturar todo o meu negócio. Com o projeto, os cursos de RH, por exemplo, foram fundamentais para eu aplicar as técnicas de recrutamento e seleção. Apliquei as técnicas na parte de formação da equipe. Estou colhendo os frutos de todo o trabalho”.

Além da nova tecnologia, o núcleo também realizou um plano de marketing conjunto nas empresas. Na visão do empresário José R. Mazzarella, do Espaço B Imobiliária, a mudança mais perceptível nos negócios foi a parte do marketing: “Enxergávamos uma concepção mais antiga de atrair o cliente e atualmente tudo mudou. Empresas como o Quinto Andar chegando ao mercado vêm para mudar completamente o modelo de negócios”.

 

Empreender

O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa ao fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

O programa já atendeu aproximadamente 70 mil empresas em todas as unidades federativas, e já foi premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC (International Chambers of Commerce), em Paris.

 

#SomosTodosEmpreendedores

O associativismo, além de ser uma ferramenta para o crescimento competitivo das empresas, representa espaço para diálogos produtivos, circulação de informações confiáveis e até de vínculo, encontro e união para os empresários. Principalmente nesse momento, em que os empresários brasileiros, assim como a população em geral, passam por um momento de incertezas e sentimento de impotência diante da pandemia da COVID-19.

Uma série de casos de sucesso faz parte da nova etapa da campanha do Empreender, com o objetivo de mostrar exemplos de como o associativismo empresarial já ajudou pequenos negócios em momentos de crise.

“A ideia é fortalecer o empreendedor de micro e pequeno negócio que está, muitas vezes, desesperado e sem visão de futuro. A economia vai se recuperar após essa crise e precisamos focar nessa retomada, que vai acontecer”, aponta Carlos Rezende, coordenador executivo da CACB e coordenador do Programa Empreender. Mas é necessário ter responsabilidade e empatia, destaca: “Preocupamo-nos com a empresa, com os colaboradores e com a sociedade. Desistir agora pode ter um custo ainda maior que tentar manter-se no mercado. E o associativismo pode ajudar.  Por meio da capilaridade do sistema de associações comerciais, por exemplo, com parcerias e com troca de experiências. No programa Empreender, os núcleos setoriais continuam investindo na capacitação e em mentorias com consultores para auxiliar o empresário nesta fase “.

Empreender é tentar. É decidir. É realizar. Nenhuma situação é igual, mas empatia é para todos. Neste momento de crise, o programa Empreender sugere que se faça o mínimo para enfrentar um desafio que atinge o mundo inteiro: colocar-se no lugar do outro.

Acompanhe e compartilhe os posts nas redes sociais. Siga o Instagram @programaempreendercacb.

 

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.