Empreender
Empreender
Presidentes e executivos das instituições que formam a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) realizaram nesta terça-feira (17) a 7ª reunião geral da entidade em 2019. O encontro precede a realização do IV Fórum Nacional do Comércio, promovido pela CNDL.
Além de assuntos referentes à gestão da Unecs, na pauta ainda foram discutidas a reforma tributária e a análise de pontos da Lei Geral de Proteção de Dados que precisam de atenção especial do setor de comércio e serviços.
O presidente da SPC Brasil, Roque Belizário, participou como convidado e falou sobre o Projeto de Lei 10.940/2018, em tramitação na Câmara dos Deputados. Belizário chamou a atenção para três pontos – postecipação, gratuidade e protesto de dívidas públicas – que devem gerar um impacto negativo no dia a dia da micro e pequena empresa no Brasil.
O PL em questão altera a Lei nº 9.492, de 10 de setembro de 1997, para definir os títulos e os documentos de dívida suscetíveis de protesto. O assunto deve ser retomado na próxima reunião da Unecs.
IV Fórum Nacional do Comércio
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realiza nesta terça e quarta-feira (17 e 18) o IV Fórum Nacional do Comércio, evento que tem o objetivo de fomentar a discussão sobre a economia brasileira e de submeter ao poder público propostas que redirecionem a política econômica para assegurar maior competitividade às empresas dos setores de Comércio e Serviços.
O tema central deste ano é “A força do setor que movimenta o Brasil”, um assunto de extrema relevância para os dias atuais e que será discutido, em Brasília, por todas as 5 regiões do país com o objetivo de trocar informações e experiências para melhorar a articulação institucional e revigorar o setor em todos os cantos do Brasil.
A Cerimônia de Abertura do evento deve reunir importantes nomes do primeiro escalão do governo, além de deputados e senadores.