Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Sustentabilidade é tendência no mercado de moda

Práticas sustentáveis reduzem o dano ambiental ocasionado pela indústria, e abrem espaço para diferentes nichos mercadológicos da cadeia de produção até a comercialização

22 de setembro de 2022 às 17:54

 

O conceito de sustentabilidade tem sido amplamente debatido na sociedade por aspectos de impacto ambiental e também mercadológicos. Na moda, esta característica tem estado entre as tendências de mercado, principalmente, no contexto pós-pandemia, quando foi fortemente impulsionado pelas mudanças comportamentais e nos hábitos de consumo desencadeadas pelo isolamento social.

A tendência afeta dos mercados até o posicionamento central de marcas globais, alcançando patamares comerciais não vistos antes. De acordo com relatório divulgado pela empresa de pesquisa Research And Markets, o crescimento mundial do setor deve passar de 6,3 bilhões de dólares, em 2019, para $8,2 bilhões de dólares, em 2023. É previsto que, entre 2025 e 2030, esse número possa chegar a 15,2 bilhões de dólares. Os dados apontam, portanto, que investir em sustentabilidade é bom não apenas para o meio ambiente, mas também para o futuro da indústria em questão.

Para Itamar Manso, Vice-Presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB, as pessoas tem estado mais conscientes sobre como seu consumo afeta diretamente o meio ambiente. “A implantação de medidas sustentáveis é uma realidade mundial neste setor, que possui elevado nível de poluição. Por isso, é válido frisar a importância de pensar desde o material utilizado, como também em metodologias de produção de menor impacto e disseminação de consciência sobre o descarte e reutilização de peças que, além de ajudar a cuidar do planeta, geram até oportunidades de mercado”, afirma.

Segundo a Economist Intelligence Unit (EIU), as buscas na internet por produtos sustentáveis, englobando mais de 54 países, tiveram crescimento de 71% no período entre 2016 e 2021. Ainda, o estudo aponta que, no Brasil, os tuítes relacionados ao assunto aumentaram 82% no período analisado e o volume de notícias cresceu 60%.

Ademais, a moda é a segunda indústria mais poluente do mundo, em consequência a um modelo acelerado de produção, consumo e descarte. Além do aumento dos gases de efeito estufa, o setor impacta fortemente os recursos hídricos. De acordo com dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em um ano a indústria utiliza 93 bilhões de metros cúbicos de água e descarta meio milhão de toneladas de microfibras – o equivalente a 3 milhões de barris de petróleo – no mar.

Afinal, o que é moda sustentável?

A moda sustentável considera o impacto social e ecológico da produção até a comercialização da peça. A sustentabilidade deve ser considerada durante a concepção do produto e fases de fabricação, também na gestão da cadeia de suprimentos, especialmente na integração de objetivos e comunicação entre produtores e varejistas.

Assim, a moda sustentável preza pelo respeito ao meio ambiente e à sociedade, valorizando as pessoas envolvidas no processo produtivo e incentivando o consumo consciente em todas as suas etapas.

Novos nichos de mercado

A moda sustentável surge como um novo nicho de mercado oferecendo diferentes alternativas ao consumidor, podendo ser aplicado de diversas formas por empreendedores. A característica pode vir a partir da produção do produto desde sua matéria-prima, ou seja, por meio da utilização de materiais alternativos, naturais renováveis ou recicláveis; também pelas práticas de produção e processos aplicados, como a busca pela redução de resíduos produzidos da indústria tradicional.

Bem como proporciona o surgimento de alternativas que permitam prolongar a vida útil das roupas e reutilizá-las pela disseminação de uma consciência, estabelecendo uma nova lógica de consumo. Por exemplo, a venda de produtos em segunda mão, empréstimo, aluguel, permuta, lugares de troca, entre outros.

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel