Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Segundo dia de #11WCC coloca compliance empresarial e liderança em pauta

A programação inclui também workshops sobre e-commerce e infraestrutura inclusiva

13 de junho de 2019 às 07:44

Mais de mil representantes de 100 países estão reunidos no Rio de Janeiro hoje para tratar sobre temas como compliance, micro e pequenas empresas, passaporte internacional de mercadorias e comércio eletrônico.

O segundo dia do 11th World Chambers Congress, quinta-feira 13/6, começa com a palestra “Construindo mercados justos e transparentes para todos”, com os painelistas Pedro Parente, CEO Global da BRF; Nicola Bonucci, diretor para Assuntos Legais da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OECD); Michael Freitas Mohallem, chefe do Centro para Justiça e Sociedade da Fundação Getulio Vargas; María Fernanda Garza Merodio, presidente e CEO da Orestia e president da ICC México; e Kiprono Kittony, presidente nacional da Câmara de Comércio e Indústria do Quênia. O moderador é Carlo de Lima Verona, parceiro da Demarest (Brasil).

Às 11h, tem o workshop “PMEs para o mundo: câmaras como facilitadoras e parceiras”, com a introdução do Emb. José Luis Cancela, representante permanente do Uruguai na Organização Mundial do Comércio; e a participação de Khalid Klefeekh Al Hajri, membro do conselho da Câmara de Comércio e Indústria do Catar e presidente do Centro Internacional do Catar para o Comitê de Conciliação e Arbitragem; Reinaldo Manoel de Lima, gerente adjunto da Unidade de Financiamento Comercial do Banco do Brasil; Fernando Hurtado, presidente de Câmara de Indústria, Comércio e Serviços e Turismos de Santa Cruz de la Sierra (CAINCO), representando AL-Invest 5.0; Mathieu Loridan, analista de marketing do Centro Internacional de Comércio; Renata Malheiros Henriques, gerente sênior do Departamento de Empreendedorismo do Sebrae; e Volker Treier, vice-presidente da DIHK – Associação Alemã de Câmaras de Indústria e Comércio.

Haverá ainda o workshop “ATA Carnet: Impulsionando negócios internacionais com o seu passaporte para mercadorias”, ministrado por Cyrille Bernard, desenvolvedor do sistema de informação da Câmara de Comércio Internacional; Yuan Chai, gerente do ATA Carnet da Câmara de Comércio Internacional; Christophe Coulie, gerente de assuntos jurídicos da Federação das Câmaras de Comércio da Bélgica; Ralf Kronberger, chefe do departamento financeiro, fiscal e de política tributária da Câmara Federal de Economia da Austria; Wilson Maragno, supervisor executive International Logistics Executive Supervisor, TV Globo; Felipe Spaniol, coordenador do ATA Carnet na Confederação Nacional da Indústria (CNI); Henk Wit, vice-presidente do Conselho Mundial do ATA Carnet na ICC World Chambers Federation (WCF) e gerente do ATA Carnet na Câmara de Comércio e Indústria da Holanda.

Também é a vez de mais uma apresentação da competição mundial das câmaras, com a categoria “Melhor projeto de educação e treinamento”, na qual concorrem 5 entidades. Na parte da tarde, há a apresentação de outra categoria: “Melhor Projeto de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas (PME) e Empreendedorismo”, com 6 projetos, entre eles 1 brasileiro, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No workshop “A revolução do e-commerce: Comércio eletrônico para pequenas empresas”, lideram o debate sobre a revolução do comércio eletrônico dentro das pequenas e médias empresas (PMEs) a fundadora da Zedi, vencedora do concurso Google “Small Businesses Going Global Video Challenge” (Gana), Juliet Azedi Ajaab; o coordenador internacional de Projetos da Câmara de Comércio e Serviços da Argentina, Sebastian Ferrari; a diretora de Programas Globais do Centro para Empresas Privadas Internacionais (EUA), Anna Kompanek; o chefe dos Serviços de Comércio Global do Santander (Brasil), Fernando Pierri; e o coordenador nacional de Comércio e Serviços da ABDI (Brasil), Eduardo Rodrigues de Rezende.

Do workshop “Infraestrutura inclusiva em economias emergentes“ participam a diretora de investimentos do BNDES, Eliane Aleixo Lustosa de Andrade; o chefe do Departamento de Finanças de Projetos do Santander (Brasil), Edson Ogawa; o vice-presidente corporativo de Infraestrutura do Development Bank of Latin America (CAF), Antonio Henrique Pinheiro Silveira; o co-fundador da Perlin (Singapura), Dorjee Sun; e o diretor regional para a América Latina e o Caribe no Centro para Empresas Privadas Internacionais (EUA), John Zemko. O moderador do debate é Adam Marshall, diretor geral da Câmara de Comércio Britânica.

Para fechar a programação do segundo dia, a plenária tem o fundador da Parley for the Oceans, Cyrill Gutsch, que fala sobre o projeto que propõe resolver o problema dos resíduos plásticos no mar no discurso “O discurso da liderança: Mudando o mundo permanentemente”.

Congresso

O #11WCC reúne cerca de 1000 participantes de 100 países, no Windsor Convention & Expor Center, no Rio de Janeiro, até dia 14 de junho. Saiba mais em www.worldchamberscongress.org e confira a cobertura fotográfica em https://www.flickr.com/photos/_cacb/

 

Por Joana de Albuquerque da Assessoria de Comunicação do #11WCC

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel