Empreender
Empreender
A migração para a tecnologia digital deixou de ser uma vantagem e tornou-se uma necessidade para as empresas em 2020. Pequenos negócios estão em uma corrida para definir estratégias digitais e acelerar a promoção e venda de seus produtos online.
O programa Up Digital Sebrae foi criado para impulsionar as pequenas empresas em direção à linha de chegada do mundo digital, com acesso a informações sobre ferramentas, criação de conteúdo e estratégias de presença digital, tudo de forma direta e em linguagem simples.
“O formato atual é uma jornada online de 10 dias, que reúne conteúdos focados em marketing digital e compartilhamento de boas práticas. A interação com os empresários será feita por meio do whatsapp, onde poderão dialogar entre si e com especialistas da área. Além disso, ocorrem, ao longo da capacitação, três encontros virtuais para sensibilização, apresentações de especialistas, compartilhamento de boas práticas, acesso a produtos, serviços, clientes e mercados do Sebrae etc.
Todos a postos
A primeira turma foi iniciada no dia 8 de junho. A princípio, três grupos foram atendidos, sendo o grupo 1, de Agências de Viagem, e o grupo 2, de Comércio Varejista, formados por empresas que se inscreveram por meio do site, e selecionadas Sebrae com base no diagnóstico preenchido no momento do cadastro. O grupo 3, de Bares e Restaurantes, é formado por participantes do núcleo setorial de gastronomia de Patrocínio (MG), do Programa Empreender.
No dia 29/4, foi realizado um encontro virtual que reuniu a equipe técnica do Empreender, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com membros da Unidade de Inovação do Sebrae, para discutir a possibilidade de implementação do Up Digital nos núcleos setoriais do Empreender. O programa atua, há mais de 20 anos, para o fortalecimento da micro e pequena empresa no Brasil promovendo capacitações, consultorias, ações de mercado, entre outros.
Entenda o percurso
O Up foi criado pelo Sebrae para auxiliar a mobilização da classe empresarial diante da COVID-19. O projeto vem como uma busca de soluções para a crise econômica e para a necessidade de isolamento, que levou muitas empresas brasileiras a suspenderem suas atividades para frear a disseminação da doença.
A analista do Sebrae, Hulda Giesbrecht, explica que a ideia é introduzir empresas no mundo digital de forma rápida, além de focar na melhoria de processos e na gestão da qualidade, que são aspectos fundamentais na transição para plataformas digitais.
“Trata-se de uma aplicação prática de informações simples, mas que faz toda a diferença para a migração do pequeno negócio para o mundo digital”, resume Hulda, ressaltando que o desafio é tornar a proposta adaptável para a realidade de cada empresa participante.
Foi dada a largada! Para acompanhar o lançamento das próximas turmas do Up Digital Sebrae, clique aqui.