1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

SC: Produtores do Núcleo de Vitivinicultores são premiados em competição regional

O coordenador do NVA, Derli Canzi, destaca que os vitivinicultores do Núcleo produzem um total de aproximadamente 100 mil litros por safra

02 de julho de 2019 - 09:30

Na noite de 14 de junho foram revelados os vencedores do Concurso Regional de Vinhos Artesanais. A competição é realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/SC com apoio das Associações Empresariais de Pinhalzinho e Quilombo, Núcleo de Vitivinicultores da ACIP e ACIQ, Epagri, Udesc e prefeituras dos municípios participantes. A solenidade foi promovida no CTG Porteira do Pinhal em parceria com a Prefeitura de Pinhalzinho, após o lançamento da 17ª Festa Colonial do Vinho, Queijo e Salame.

A premiação é dividida em três categorias, vinho bordô, branco e tinto. O Núcleo de Vitivinicultores da ACIP – NVA conquistou o 1º lugar na categoria bordô através do nucleado Domingos Strapasson e na categoria vinho branco com o nucleado Roque Luís Scalcon Ripke, ambos do município de Serra Alta – SC. Roque também recebeu o troféu de 2º lugar na categoria vinho tinto.

De acordo com o enólogo do Sebrae/SC, Gilson Panceri, o Concurso é de extrema importância para valorizar os vitivinicultores e a cultura da produção de vinho no Oeste catarinense. “Além da valorização do produto final, o feedback que os produtores recebem é de suma importância, pois através das avaliações eles obtêm diversas informações visando a melhora do vinho”, enfatizou o enólogo.

O coordenador do NVA, Derli Canzi, destaca que os vitivinicultores do Núcleo produzem um total de aproximadamente 100 mil litros por safra. “Essa quantidade, bem como a qualidade, vem aumentando ano após ano. Prova disso é que todos os nucleados receberam prêmios na etapa municipal do Concurso. Isso tudo devido ao esforço e dedicação dos produtores, passando pela assistência técnica do Sebrae/SC, muito importante tanto na elaboração do vinho, quanto no plantio da uva”.

Sobre a avaliação

Nesta edição a avaliação do Concurso Regional de Vinhos Artesanais foi realizada na UDESC de Pinhalzinho durante o dia 1º de junho. Onze enólogos, de SC e RS, avaliaram 119 amostras de produtores dos municípios de Pinhalzinho, Ipuaçu, Modelo, Nova Erechim, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, Quilombo, Serra Alta, Vargeão e Xanxerê.

Cada amostra de vinho foi entregue aos avaliadores em garrafas do tipo bordalesa, com um código no corpo da garrafa. Os enólogos avaliaram conforme os critérios e atribuíram notas para cada item. Ao final, todas as amostras de vinhos receberam notas e por meio de média aritmética simples, os produtos foram reconhecidos de acordo com a pontuação.

O enólogo Gilson destaca que nesses 10 anos de avaliações, o vinho produzido já evoluiu muito. “Hoje as pessoas não precisam mais ir para a Argentina ou Rio Grande do Sul para comprar bons vinhos. Hoje nós temos vinhos produzidos na região Oeste com a mesma qualidade dos produzidos em outras áreas do Brasil, tanto quanto no exterior” finalizou.

 

Pela Assessoria de Imprensa da Facisc

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.