1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

SC: Núcleo de Tecnologia da informação da ACIRS reforça projeto de extensão aplicado pelo Instituto Federal Catarinense

Durante a capacitação, os participantes trabalharam, entre outros conceitos, o que é a denominação da Internet das Coisas e sua funcionabilidade

05 de julho de 2019 - 15:37

Durante a última semana de junho, a comunidade do Alto Vale pôde participar de uma capacitação sobre “Internet das Coisas”, no novo espaço oferecido pelo Centro de Inovação Norberto Frahm, o Coworking. A ação foi uma iniciativa do Núcleo de Tecnologia da Informação e do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Durante a capacitação, os participantes trabalharam, entre outros conceitos, o que é a denominação da Internet das Coisas e sua funcionabilidade. “O grande propósito desta capacitação foi de aproximar conceitos de IoT (Internet das Coisas) do público de Rio do Sul”, observa o integrante do Núcleo, Daniel Germano Scheidt.

Os participantes fizeram, também, o levantamento de alguns problemas que o grupo entendia que poderia resolver por meio de soluções de IoT. “Montamos quatro grupos de trabalho, que construíram protótipos para entender como se constroem projetos envolvendo eletrônica e como podemos montar sistemas com certa autonomia, para facilitar o dia a dia das pessoas”, lembra Daniel.

Para o coordenador do Núcleo, Ricardo Nunes, parcerias como essa são importantes para o desenvolvimento do Núcleo e de seus integrantes.

“O NIAVI vê as parcerias que tem com as instituições de ensino como fundamental para o crescimento do setor com qualidade, pois assim conseguimos qualificar profissionais e aproximar a academia com a realidade do mercado. Essas parcerias também servem para fortalecer o Núcleo dentro das universidades e para que os acadêmicos busquem empresas nucleadas para ingressar no mercado de trabalho”, destaca Ricardo.

O #IFCQualificaAltoVale é um projeto de extensão aplicado na universidade. “O #IFCQualificaAltoVale é um projeto de extensão do Instituto Federal que tem como objetivo identificar as necessidades de formação de estudantes e profissionais das áreas da elétrica, mecânica e tecnologia da informação. O projeto também oferece cursos de curta duração para, quando possível, atender as necessidades identificadas de forma mais direta”, orienta, Eduardo Bidese, professor do IFC.

 

Pela Assessoria de Comunicação da Facisc

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.