1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

SC: Coordenador executivo da CACB acompanha projetos do Empreender em São Miguel do Oeste

Os quatro projetos da Acismo visitados são dos núcleos de Automecânica, Mercados, Mulheres Empresárias e Profissionais Contábeis

05 de março de 2020 - 13:52

O coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, esteve na Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (SC) para um acompanhamento presencial de quatro projetos do Empreender Competitivo. Os projetos são dos núcleos de Automecânica, Mercados, Mulheres Empresárias e Profissionais Contábeis.

Durante a visita, o coordenador se reuniu com empresários nucleados, que compartilharam a experiência de participação nos projetos, com a consultora, Tarciane Jiulkowsky, que detalhou o andamento da gestão dos projetos, e, por último, com o presidente da Acismo, Daniel de Souza, e a diretora executiva da entidade, Marciane Fransozi.

Os núcleos

Os quatro núcleos contemplados na visita do coordenador desenvolveram diversas ações ao longo do Empreender Competitivo 2017-2019. O núcleo de automecânicas, por exemplo, participou de quatro capacitações, uma consultoria em segurança no trabalho, além de realizar uma visita à fábrica da Toyota, em Buenos Aires (Argentina).

O núcleo de mercados promoveu dois encontros de mercados e participou de capacitações. Entre os temas estavam gestão de marca e criação de layout.

As mulheres empresárias tiveram a oportunidade de abordar o tema “liderança” em diversas dinâmicas, além de participar de uma capacitação voltada para o método Eneagrama, uma ferramenta gerencial do século XXI com a qual profissionais e gestores podem reconhecer habilidades e desenvolver competências em si próprios e em seus colaboradores.

O núcleo de profissionais contábeis organizou o encontro regional do setor em São Miguel do Oeste, participou do Enescom, evento em Florianópolis voltado para a capacitação da área contábil, e também de uma visita técnica ao Con 2019, a maior conferência de contabilidade e tecnologia da América Latina, em São Paulo.

Empreender Connect

Além das visitas de acompanhamento, Rezende esteve no evento realizado pelo Conselho dos Núcleos da Acismo, na noite de terça-feira (3), o Empreender Connect. O encontro, que surgiu com a intenção integrar as empresas nucleadas e fortalecer o associativismo, contou com a participação de 130 empresários.

Rezende participou do primeiro painel, junto com o diretor técnico do Sebrae SC, Luc Pinheiro. Os dois falaram da importância do associativismo e dos núcleos setoriais no desenvolvimento das empresas e dos desafios a serem superados.

No evento, foi anunciado o lançamento de três novos núcleos setoriais. A partir de agora, a Acismo soma os núcleos de E-commerce, Cooperativas de Crédito e Economia Criativa aos 12 ativos. “Esses novos grupos são resultado da observância do mercado e inserção do associativo como ferramenta de desenvolvimento da classe empresarial”, afirmou o presidente Souza.

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.