Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Saiba tudo sobre a primeira convocatória do AL-Invest Verde

São elegíveis organizações empresariais que representem o setor privado, como Associações Comerciais, que estejam estabelecidas na América Latina ou na União Europeia

8 de junho de 2022 às 09:35

O AL-Invest Verde é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa a apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização.

Ao longo de quatro anos, 25 milhões de euros serão investidos em ações de apoio ao setor privado latino-americano, focadas na promoção de práticas sustentáveis que contribuam para a competitividade das MPEs. O repasse dos recursos é feito por um consórcio liderado pela organização alemã Sequa.

O consórcio é formado pela líder Sequa, pela CACB- Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil; Cainco- Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, da Bolívia; Agexport- Associação de Exportadores da Guatemala; CCL- Câmara de Comércio de Lima, Peru; Coparmex- Centro Empresarial de Jalisco, México; Eurochambers- Associação das Câmaras de Comércio e Indústria Europeias.

São elegíveis organizações empresariais que representem o setor privado, como por exemplo: Associações Comerciais, Industriais e profissionais específicas do setor; Câmaras de Comércio; Câmaras bi ou multilaterais; Cooperativas; agências setoriais que trabalham com as MPEs; organizações voltadas para a inovação digitalização ou transição para a economia verde, entre outras.

Para participar, é necessário que a organização seja uma pessoa jurídica sem fins lucrativos e que esteja estabelecida em um dos países elegíveis da América Latina ou em um Estado Membro da União Europeia.

Primeira convocatória

Nesta etapa, que prevê o orçamento de 10 milhões de euros, a Sequa selecionará projetos dentro de dois temas principais: 1) Sistemas agroalimentares e as cadeias de valor sustentáveis e livres de desmatamento e 2) Transição para modelos produtivos de baixo carbono, circulares e eficientes no uso de recursos.

É importante que os projetos apresentem efeito multiplicador, isto é, que possam ser replicáveis em outras regiões e que possuam potencial de sinergia com outros projetos e iniciativas em nível nacional e regional. Os projetos selecionados devem ter duração de aproximadamente 20 a 30 meses.

 

Cronograma

28/03/2022 – Abertura das inscrições para a primeira convocatória

27/06/2022 – Data limite para inscrições na primeira convocatória

28/06/2022 – Apresentação das propostas (em três etapas*)

SETEMBRO/2022 – Limite para apresentação das propostas completas e com retorno dos avaliadores

 

*O processo de apresentação das propostas será dividido em três etapas:

A verificação por parte dos avaliadores será realizada a cada etapa concluída!

ACESSE A CARTILHA DO AL-INVEST VERDE

 

B2MATCH

No AL-Invest Verde, todos os projetos devem ser inscritos em parceria entre ao menos uma instituição da América Latina e uma da Europa.

Para facilitar a interação com potenciais sócios, você pode acessar a plataforma virtual B2Match.

Inscreva-se gratuitamente:

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel