Notícias Empreender
Empreender

Notícias

RS: Núcleo de Economia Criativa da Microempa retorna de visita técnica ao Porto Digital de Recife

A área de cerca de 170 hectares estava degradada até o início dos anos 2000 e tinha pouca importância para a economia local. Com a criação do Porto Digital, a área agora atrai empresas a nível mundial e os principais profissionais de tecnologia do país

20 de setembro de 2019 às 09:00

Referência de ação coordenadsa entre governo, academia e empresas, o Porto Digital de Recife é um dos principais ecossistemas de inovação do país e atrai todos os dias entusiastas e profissionais de criatividade e tecnologia, entre eles a comitiva do Núcleo Setorial de Economia Criativa da Microempa que visitou o parque urbano instalado no Centro Histórico do Bairro do Recife Antigo, entre os dias 24 e 29 de agoto.

O grupo de nove empresários realizou visitas técnicas nas empresas e instalações do parque. O objetivo da missão era entender como a integração entre iniciativa privada e os órgãos públicos fomenta o ecossistema de inovação e tecnologia da cidade e qual o impacto social do empreendimento no Centro Histórico do Recife. A área de cerca de 170 hectares estava degradada até o início dos anos 2000 e tinha pouca importância para a economia local. Com a criação do Porto Digital, a área agora atrai empresas a nível mundial e os principais profissionais de tecnologia do país.

“A cidade oferece a estrutura e o ecossistema de inovação rodando em sintonia com uma imensa preocupação com o impacto social que esse tipo de movimentação traz para o crescimento econômico, a melhoria dos espaços públicos e a revitalização da cidade” destaca Gabriela Casagrande, coordenadora do Núcleo Setorial de Economia Criativa, ao apontar outro exemplo inovação e transformação visitado: o Armazém da Criatividade.
O Armazém é uma unidade do Porto Digital na cidade de Caruaru que serve como hub de suporte para o desenvolvimento de produtos, com uma estrutura de consultoria, inovação e suporte técnico, conectando comunidade e empresas.

Participaram da comitiva as empresas caxienses Bonsai Consultoria, Estação A Design, Xeque Mate, Cia da Alegria, Agência Moça, Vix Viagens, Evool Soluções e Tecnologias, Roval Seguros e Tuti Arquitetura. A visita é parte do projeto Empreender Competitivo, realizado pela CACB com apoio do SEBRAE, programa que busca o fortalecimento das empresas, por meio do apoio aos núcleos setoriais.

O Núcleo

O Núcleo Setorial de Economia Criativa é um grupo voluntário formado por 25 empresas do ramo criativo de Caxias do Sul com o objetivo de incentivar o cooperativismo e promover oportunidades e crescimento aos seus participantes, por meio de capacitações, participação em feiras e eventos. Conscientizar sobre a importância do capital humano nesta nova era dos negócios também é um dos objetivos do grupo. A economia criativa envolve áreas em que a qualidade e o valor do trabalho estão relacionados ao talento das pessoas que o fazem, e não ao capital que ela possui. Para envolver a comunidade nestas ideias o grupo organiza anualmente o Fórum de Economia Criativa.

Fonte: Microempa

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel