1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

RS: Empresárias do Núcleo TEIA irão expor no Inspiramais São Paulo

Ana Casara e Catelini Padilha foram selecionadas para o projeto Conexão Criativa e Comercial, uma iniciativa do SEBRAE e da Assintecal

14 de janeiro de 2019 - 10:17

Associadas à Microempa e integrantes do grupo setorial TEIA – Rede de Trabalho Artesanal, as empresárias Ana Casara, da Ana Casara Macramê, e Catelini Padilha, da Um Pontinho – Bordados feitos a mão, tiveram produtos autorais selecionados para o Projeto Conexão Criativa e Comercial, uma iniciativa do SEBRAE e da Assintecal, nas categorias “Artesanato” e “Indústria – Tecnologia”.

As artesãs se inscreveram através da Microempa, pelo projeto Identidade, desenvolvido com o estilista Walter Rodrigues. Uma das ações é apresentar os produtos na exposição do Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina (INSPIRAMAIS 2020_I), que acontece nos dias 15 e 16 de janeiro, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

O Projeto Conexão Criativa e Comercial faz parte de um conjunto de ações criadas com objetivo de contribuir para o reconhecimento e valorização da moda brasileira, visando atestar a diversidade e a riqueza do design e do artesanato, conectando-os ao mercado, para que apresentem materiais com aspecto exclusivo e original. Dentro do projeto, as empresas selecionadas participam da exposição no Inspiramais e também recebem orientações através da pesquisa do Núcleo de Design da Assintecal. A principal missão desse evento é inspirar toda a cadeia produtiva da moda brasileira e internacional, proporcionando a valorização dos produtos nacionais, troca de conhecimento e apresentação de materiais inéditos, que são destaques por seu design e tecnologia inovadores, além do pensamento sustentável.

Para Catelini, estar entre os pequenos produtores selecionados possibilita a conexão com empresas e pessoas que podem inserir o trabalho dela em suas coleções. “Fui convidada a confeccionar produtos com a técnica que utilizo. Como o tema ‘Play’ trata das novas conexões geradas pela tecnologia e as mudanças do comportamento humano, buscando o virtual, com um resgate do folk, criei uma estampa baseada em meus bordados, reproduzida em três versões diferentes, dentro da cartela de cores da pesquisa”, conta Catelini. Ela teve seu trabalho selecionado para exposição na Conexão Criativa e Comercial, na categoria Indústria e Tecnologia, e precisou criar estampas a partir dos bordados, tecnologia que desenvolveu anteriormente com a mentoria de Walter Rodrigues e Eugênia Castellanos. “Quando se fala em bordado feito a mão, quem pensa em Indústria ou Tecnologia? Acho pouco provável, mas a inovação está justamente em pensar no improvável. O contato com empresas e pessoas que enxerguem o grande potencial que essa técnica tem para gerar novos negócios nacionalmente é a minha grande expectativa”, finaliza a empresária.

Catelini Padilha

A artesã Ana Casara irá levar ao Inspiramais o diferencial do estilo de macramé que confecciona, já que utiliza matéria-prima exclusiva, desenvolvida em parceria com os fornecedores locais. Ao invés do tradicional macramé em sisal ou cordas e linhas de algodão, ela tece as peças com fita mimosa ou de organza e até mesmo fios metalizados, permitindo desenvolver os vestidos de festa e as bolsas exclusivas, que vão estar no Inspiramais. “Para mim, é uma experiência única de poder mostrar a estilistas, empresários e criativos da moda as minhas peças em uma vitrine que permita a minha marca ser conhecida além das nossas fronteiras no mercado da moda, buscando novos negócios”, afirma Ana.

Ana Casara

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), By Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), além de contar com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABV-Tex, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF.

 

Fonte: Microempa

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.