1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

RS: Economia Criativa da Serra Gaúcha é destaque na edição 2020 da Campus Party

Luana Belarmino, coordenadora Núcleo de Economia Criativa da Microempa, Diori Lovatto (Mind7) e Luciano Balen participam de painel transmitido para mais de 30 países no dia 10/7

08 de julho de 2020 - 15:04

A Serra Gaúcha já é um dos principais polos em economia criativa do Brasil. Reconhecimento que passa pelo trabalho intenso do Núcleo Setorial de Economia Criativa da Microempa, que além de diversas ações de fomento ao ecossistema local, organiza desde 2015 o principal fórum do setor no país. Protagonismo que será abordado no próximo dia 10 de julho, a partir das 16h05min, na edição digital do principal evento global de inovação, criatividade, ciência e entretenimento digital, a Campus Party. O Núcleo de Economia Criativa estará representado pela coordenadora, Luana Belarmino, no painel “Ações da Economia Criativa da Serra Gaúcha para o Mundo”, no Palco Living Better. Também participam do painel os caxienses Diori Lovatto, coordenador do Mind7 e da Acelera Serra, e o artista Luciano Balen, um dos principais nomes da Economia Criativa da região.

Entre os temas do painel está o diferencial do setor na Serra Gaúcha, o fortalecimento e a interconexão de manifestações culturais, eventos e do ecossistema de tecnologia e inovação, e como essas ações podem servir de exemplo para outros polos de economia criativa ao redor do mundo.

“Queremos vender a Serra Gaúcha como protagonista em Economia Criativa no Brasil, falar das possibilidades e das vantagens que temos aqui. Ao visitar outros eventos e polos do setor no Brasil e no Mundo por meio do Projeto Empreender, percebemos que o que realizamos anualmente aqui, os nossos eventos, manifestações culturais e ecossistema de inovação, estão em pé de igualdade em muitos aspectos com o que é realizado lá fora”, argumenta Luana Belarmino, coordenadora do Núcleo de Economia Criativa da Microempa.

A Campus Party ocorre anualmente ao redor do globo. Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, o evento ocorre de forma online, entre os dias 9 e 11 de julho, simultaneamente em mais de 30 países.  As inscrições para acompanhar os painéis podem ser feitas no site www.brasilia-digital.campus-party.org.

O Núcleo

O Núcleo Setorial de Economia Criativa é um grupo voluntário formado por 25 empresas do ramo criativo de Caxias do Sul com o objetivo de incentivar o cooperativismo e promover oportunidades e crescimento aos seus participantes, por meio de capacitações, participação em feiras e eventos. Conscientizar sobre a importância do capital humano nesta nova era dos negócios também é um dos objetivos do grupo. A economia criativa envolve áreas em que a qualidade e o valor do trabalho estão relacionados ao talento das pessoas que o fazem, e não ao capital que ela possui. Para envolver a comunidade nestas ideias o grupo organiza anualmente o Fórum de Economia Criativa.

Sobre o Empreender

Programa fomentado nacionalmente pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Promove o associativismo e o desenvolvimento empresarial através da organização das Micro e Pequenas Empresas em Núcleos Setoriais. Atualmente, a Microempa é referência nacional no projeto.

 

Fonte: Microempa

 

Assessoria de Imprensa 

Coordenação de Conteúdo: Adriana Silva (54) 9 9114.5054

Atendimento: Alison Oliveira (54) 9 9201.4812

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.