1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

RS: Com tendências e inovação na bagagem, comitiva da Microempa retorna de feira na Alemanha

Núcleo Setorial do Empreender participou da K Fair 2019, principal feira mundial do setor de plásticos e borracha

16 de dezembro de 2019 - 13:36

Mais do que verificar as tendências e novidades tecnológicas, estar no epicentro da inovação é vital para empresas que desejam se manter competitivas em seus segmentos. É com essa visão que a comitiva da Microempa retorna da K Fair 2019, na Alemanha. A feira, que ocorre anualmente em Düsseldorf, é a maior do mundo no segmento de plásticos e borracha, reunindo os mais importantes fornecedores, desenvolvedores e executivos do setor, de startups a empresas globais.

A comitiva composta por representantes do núcleo de Grupo Setorial Metal Mecânico e Plástico – GTEC e do Conselho da Microempa visitou, entre os dias 16 a 23 de outubro, grande parte dos mais de 3 mil expositores de mais de 60 países que lotaram os pavilhões da Messe Düsseldorf. Entre os principais destaques da feira estão as novidades que inundarão o mercado europeu nos próximos anos e que podem ser importantes diferenciais competitivos para as empresas da região.

“Estar a par das tendências mundiais nos permite antecipar as mudanças nos produtos, processos e matérias-primas que deverão ocorrer no mercado brasileiro nos próximos anos. A principal mudança que pudemos conferir é, com certeza, a presença maior de interfaces robóticas, além de otimização de produtos e processos. Além disso, a introdução da indústria 4.0 está cada vez mais presente e acessível”, assinala Tiago de Azevedo, vice-presidente de patrimônio da Microempa e integrante da comitiva.

A missão faz parte das ações do programa Empreender Competitivo fomentado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Participaram da comitiva os associados e membros do conselho: Tiago de Azevedo, Edegar da Silva, Gilvan Gressler, José Fermino de Oliveira e Jenice Santos.

Empreender Competitivo

O programa promove o associativismo e o desenvolvimento empresarial por meio da organização das Micro e Pequenas Empresas em Núcleos Setoriais e o acesso a recursos para desenvolvimento de capacitações, pesquisas e consultorias. Atualmente, Microempa é uma das principais entidades do programa no país, com 17 núcleos setoriais ativos de diversos segmentos da economia.

Fonte: Microempa

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.