1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

RS: CIC cumpre extensa agenda para levar a Brasília demandas de Caxias e região

Entre as demandas apresentadas, os dirigentes da CIC estão incluindo a necessidade de investimentos em infraestrutura, especialmente melhorias nas estradas, e medidas na área econômica e de desenvolvimento, como Reforma Tributária e estímulo ao mercado externo

19 de setembro de 2019 - 12:41

Uma representação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), formada pelo presidente Ivanir Gasparin, pelo diretor Institucional Ruben Bisi e pelo diretor-executivo, Gelson Dalberto, esteve em Brasília para cumprir uma agenda de encontros com parlamentares gaúchos no Senado e Câmara dos Deputados e com diferentes representantes do Executivo federal. Na terça-feira (10), o grupo foi recebido pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, pela secretária Extraordinária De Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, pelo senador Luiz Carlos Heinze e pelos deputados federais Pedro Westphalen, Lucas Redecker e Ronaldo Santini e pelo secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Washington Stecanela Cerqueira.

No encontro com ministro, a comitiva ganhou o reforço do reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, em que foram levadas demandas da CIC, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) e UCS. Entre as demandas apresentadas, os dirigentes da CIC estão incluindo a necessidade de investimentos em infraestrutura, especialmente melhorias nas estradas, e medidas na área econômica e de desenvolvimento, como Reforma Tributária e estímulo ao mercado externo. Ainda na terça-feira, participaram como assistentes de uma reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e visitaram o plenário da Câmara dos Deputados.

Na quarta-feira (11), os dirigentes da CIC se encontraram com dois executivos da Gerência de Relações Institucionais e Governamentais da ApexBrasil, Wilson Almeida e Amanda Mesquita. O objetivo desta reunião foi buscar parcerias para a qualificação de empresas para a atividade exportadora. Também foram tratadas formas de atração de investimentos para Caxias e Região.

Na sequência da agenda, a comitiva esteve com chefe de Gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho, para tratar do potencial turístico da Região e da importância de aparelhar a Serra Gaúcha com um aeroporto com capacidade para atender à demanda turística. Em seguida, visitaram o Palácio Itamaraty, onde estiveram com o secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Otávio Brandelli.

Ainda na quarta-feira, se encontraram com o deputado federal Jerônimo Goergen. Além de cumprimentar o parlamentar gaúcho pela MP da Liberdade Econômica, da qual foi o relator, os representantes da CIC formalizaram convite para Goergen palestrar em uma das reuniões-almoço da entidade. Em seguida, se encontraram com o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst, para quem entregaram  o Sumário Executivo do MobiCaxias, documento que, entre outros temas, trata do Porto do Litoral Norte.

Ivanir Gasparin, Ruben Bisi e Gelson Dalberto ainda estiveram com os senadores Paulo Paim, Lasier Martins, com o deputado federal Marcel van Hattem e com o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Pereira. O grupo retorna de Brasília nesta quinta-feira (12).

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC – Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.