Empreender
Empreender
Encontro vai reunir profissionais criativos na Fabbrica, em Caxias do Sul, no dia 27 de novembro com o tema “Capital Humano, reinventando o seu negócio”
O 4º Fórum Estadual de Economia Criativa é uma oportunidade para participar de workshops, palestras e reuniões-almoço. O evento é uma promoção da Microempa, através do Grupo Setorial de Economia Criativa (GSEC). Destinado a profissionais criativos, o evento será no dia 27 de novembro, das 9h30 às 19h, na Fabbrica (Rua Nelson Dimas de Oliveira, 11), em Caxias do Sul.
Criado com o intuito de disseminar a economia criativa como geração de renda no Rio Grande do Sul, a 4ª edição vai promover o networking entre os empreendedores de negócios criativos, motivando o debate sobre como reinventar nos negócios por meio do capital humano: “Estamos vivendo um novo contexto econômico e social que nos exige cada vez mais criatividade. Uma das diretrizes da Economia Criativa é a valorização do capital humano, pois entendemos que é por meio dele que conseguiremos usar a criatividade, inovar nossos produtos e serviços, diferenciar-se no mercado e, ainda, reinventar nosso negócio”, afirma Vanessa Kukul, coordenadora do Grupo Setorial de Economia Criativa (GSEC).
A 4º edição do Fórum se inicia às 9h30, com o credenciamento e o Workshop de Criatividade “Atuação Cinematográfica Como Ferramenta Estratégica Para O Profissional Do Futuro”. O objetivo é explorar a dimensão do ser humano trabalhando a tríade “corpo, mente e alma”, através de técnicas teatrais. Além disso, pretende-se expandir a capacidade de imaginação e de viver o momento presente, ativar as conexões emocionais, instintos e impulsos, além de desenvolver um novo olhar para as relações humanas. Já o “Workshop: Escape Game” é um jogo em que um grupo de pessoas fica trancado dentro de uma sala temática para desvendar alguns códigos, descobrir enigmas e desvendar mistérios com o intuito de melhorar o desempenho e desenvolvimento de equipes ou, até mesmo, encontrar novos líderes.
A palestra “Economia Criativa e Gastronomia”, com o fundador da Charlie Brownie, Tiago Schmitz, abre o encontro. Formado em Comunicação Social, com pós-graduação em Marketing pela UFRGS, Tiago atuou 10 anos na área corporativa até investir em ser empreendedor e criar a Charlie Brownie, uma marca de Porto Alegre com duas lojas próprias, 36 pontos de revenda e milhares de fãs e seguidores nas redes sociais. Na palestra, ele vai falar sobre humanidades a partir do empreendedorismo junto a um breve storytelling do surgimento da marca de doces, que vem crescendo com personalidade própria no mercado. Em seguida, o fundador da Ushtemp, Fabiano Bladt, apresenta o tema “Economia Criativa, Moda e Sustentabilidade”. A Usthemp Shoes é uma marca de calçados customizados que, desde 2011, atua no mercado de e-commerce de forma inovadora e com forte presença digital. Estrategista de marcas, formado em Administração pela Univates, com especialização em Branding, Marketing, Pesquisa e Psicologia de Consumo, na ESPM-RS, é também fundador da Falara Gestão de Marcas e fundador e diretor da “Fora de Série: Customização e Produção On Demand”, ele comanda um bate-papo sobre como a customização, assim como a produção por demanda, está transformando o mercado e irá compartilhar insights práticos do case Usthemp Shoes.
Após o Coffee Networking, se inicia o “Painel Empreendedores Criativos”, com a participação de André Flores, da Free Walk POA (FWP), de Eduardo Seelig Hommerding e Guilherme Massena, da Dobra, de Sergginho Branchi, do Centro de Beleza Sergginho Branchi, e de Simoni Schiavo, da Revista Afrodite. O empreendedor e Publicitário André Flores é fundador da Free Walking POA, um projeto voluntário que realiza caminhadas gratuitas por Porto Alegre, contando as histórias curiosas da cidade para quem quiser ouvir. O projeto já caminhou com mais de 10 mil pessoas de 50 países diferentes e hoje conta com 11 voluntários. O FWP já editou um livro por crowdfunding e foi escolhido como parte do programa Passaporte Verde da Unesco, durante a Copa de 2014. Com curso em Liderança para Crescimento e Mudança na Universidade de Columbia (NY), atua como consultor e facilitador em workshops de empreendedorismo na área de arquitetura e indústria cervejeira. Já a dupla Eduardo Seelig Hommerding e Guilherme Massena, da Dobra, é apaixonada por empreendedorismo. Estudantes de futurismo e das revoluções pós-digitais, criaram a Dobra, uma marca de acessórios que vende experiência. Com um modelo de negócios aberto e com propósito de deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem, a Dobra já foi listada como case de sucesso pelo Facebook e Instagram e já espalhou mais de 70 mil produtos pelo Brasil. Sergginho Branchi, do Centro de Beleza Sergginho Branchi, atua há mais de 30 anos como referência em cortes, penteados e maquiagem na região da serra gaúcha e já recebeu prêmios como o Tesoura de Ouro, Troféu Laçador e como Empresa Destaque. Hoje, Sergginho se dedica a cursos, palestras e workshops por toda a região. A jornalista Simoni Schiavo, da Revista Afrodite, vai contar sobre a experiência de ter criado a primeira revista feminina da cidade. Formada pela Universidade de Caxias do Sul, em 1995, com especialização em Jornalismo, é idealizadora da revista Sala de Arquitetos e editora da Revista Afrodite. Ela também integra o Conselho da Empresária e é diretoria de Comunicação e Marketing da CIC.
A Palestra Master, “Revolução Criativa”, será com Lucas Foster, que é especialista em Economia Criativa, diretor da Project Hub, idealizador e diretor do Prêmio Brasil Criativo, a premiação oficial da Economia Criativa brasileira com a chancela do Ministério da Cultura. Lucas Foster é psicólogo especialista em liderança criativa e fundador da Project Hub, primeira rede global para empreendedores da economia criativa estabelecida no Brasil. Segundo ele, a humanidade está vivendo um profundo receio do futuro causado pelo esgotamento da era civilizatória, acompanhada por cinco grandes crises que tomaram o planeta e a civilização nos últimos 10 anos e é preciso preparar tanto os negócios e quanto as comunidades para a revolução criativa: “Todo mundo diz que o mundo mudou, mas ninguém diz como fazer para mudar junto com ele e construir as bases para as próximas gerações”, destaca. Nessa palestra, a proposta é mostrar que existem caminhos para isso.
O 4º Fórum Estadual da Economia Criativa é uma promoção da Microempa, através do Grupo Setorial de Economia Criativa (GSEC) e conta com apoio de marcas como Unimed, Eduardo Kersting e Estúdio Amarillo.
Programação completa
09h30 – Credenciamento
10h00 – Workshops de Criatividade
11h30 – Almoço
13h30 – Abertura
13h45 – Palestra Economia Criativa e Gastronomia com Tiago Schmitz Fundador da Charlie Brownie
14h45 – Palestra Economia Criativa, Moda e Sustentabilidade com Fabiano Bladt Fundador da Ushtemp
15h45 – Coffee Networking
16h15 – Painel Empreendedores Criativos
André Flores – Free Walk POA
Eduardo Seelig Hommerding e Guilherme Massena – Dobra
Sergginho Branchi – Centro de Beleza Sergginho Branchi
Simoni Schiavo – Revista Afrodite
17h45 – Palestra Master – Lucas Foster – Especialista em Economia Criativa, Diretor da Project Hub, Idealizador e Diretor – Criativo do Prêmio Brasil Criativo, a premiação oficial da Economia Criativa brasileira com a chancela do Ministério da Cultura
18h45 – Happy Hour
Serviço
Informações podem ser obtidas pelo site www.microempa.com.br ou pelo link: facebook.com/economiacriativamicroempa.
Investimento
Opção 01 – Pacote Completo (Workshops + Almoço + Palestras)
Associado – R$150,00
Não Associado – R$190,00
Grupos Setoriais, Diretoria e Conselhos da Microempa – R$125,00
Opção 02 – Palestras
Associado – R$75,00
Não Associado – R$100,00
Grupos Setoriais, Diretoria e Conselhos da Microempa – R$50,00
Opção 03 – Workshops
Associado – R$40,00
Não Associado – R$65,00
Grupos Setoriais, Diretoria e Conselhos da Microempa – R$25,00
Fonte: Microempa