1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Rio Grande do Norte se destaca por continuidade do programa Empreender

Coordenador Carlos Rezende atribui o sucesso do projeto da CACB no estado à Federação e ao Sebrae

20 de janeiro de 2020 - 12:30

A 3ª Feira Multissetorial do Médio Oeste, realizada em Apodi (Rio Grande do Norte), em novembro de 2019, foi palco de uma grande ocasião para o empreendedor Patrício Gomes, que, pela segunda vez no festival gastronômico, bateu o record de vendas, com mais de 600 pratos distribuídos. “A feira fomenta o turismo e a economia da região, e, além disso, valoriza o trabalho do empresário”, afirma Patrício, que atua como presidente do núcleo de gastronomia de Apodi, o Nugap.

A feira é realizada pelo programa Empreender, o Sebrae-RN, a Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte (Facern), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL), a prefeitura local e os núcleos setoriais de gastronomia, panificação, moda e automecânica da Associação Comercial e Empresarial de Apodi (Acema).

O Rio Grande do Norte se destaca pela presença e continuidade do programa Empreender, que é executado há mais de 10 anos no estado. Presente em 13 municípios, através da Facern, o Empreender atende diretamente mais de 230 MPEs, fortalecendo diversos segmentos e oferecendo oportunidades de atuação e investimento na educação empreendedora dos empresários. Os dados são fornecidos pela consultora de núcleos Cleide Câmara, que constata: “Os empresários atendidos pelo Empreender reconhecem a importância das ações coletivas, agregando sempre novos valores em termo de conhecimento de gestão e de mercado, impactando diretamente nos resultados práticos de suas empresas, o que se traduz em fortalecimento e sustentabilidade desses pequenos negócios”.

O presidente da federação, Itamar Manso, exalta a união entre os diversos atores responsáveis pelo sucesso do Empreender no estado. Para ele, trata-se de uma iniciativa que trabalha a autoestima do empresário de MPE, que “é o herói que constrói a diferença no Brasil”. Os consultores, caracterizados pelo presidente como “facilitadores”, uma vez que dão voz e escutam as questões trazidas pelos empresários, mobilizam os núcleos setoriais para buscar soluções. Entidades como a Facern, o Sebrae e a CACB possibilitam a execução do projeto por meio de uma parceria exitosa.

“Essa perspectiva foi fundamental para mim, como participante do projeto, quando o Empreender transformou minha vida e meu negócio, e também como dirigente da Associação Comercial e, em seguida, da Federação do Rio Grande do Norte”, conclui Itamar, que iniciou sua participação no Empreender como empresário nucleado e hoje preside a entidade estadual.

 

Projeto em pauta

Em reunião, na sede do Sebrae-RN em Apodi, o coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende; o presidente da Facern, Itamar Manso Maciel; o vice-presidente, Nilson Brasil; o coordenador estadual do Empreender, Alexandre Parpino; e a presidente da Acema, Valdenia de Morais; estiveram com empresários e consultores para ouvir a avaliação de resultados e promover o intercâmbio de experiências.

Rezende destacou o papel do Sebrae e da federação: “Os resultados do Empreender no RN são muito significativos porque os núcleos estão em uma região onde o sistema de ACEs é muito incipiente. Ainda assim, há núcleos do Empreender com mais de 12 anos e esse é o único estado em que, na última década, não houve qualquer descontinuidade do programa Empreender – graças à atuação da federação e do Sebrae”.

 

Destaques

O Núcleo de Moda de Apodi é um bom exemplo da constância e dos resultados do projeto no estado, se tornando um caso de sucesso com a realização de cursos de gestão de pessoas, técnicas de vendas e atendimento a clientes, além da participação no DFB Festival 2019, evento realizado em Fortaleza que abordou as tendências da moda.

Núcleo de Moda

O núcleo setorial de automecânica possui 13 anos de atividade. Um dos destaques da atuação do grupo é o Pit Stop, iniciativa que, há uma década, tem como objetivo despertar nos motoristas a importância de se fazer a manutenção dos veículos.

Um dos empresários participantes, Edvaldo Crisostomo, do segmento de borracharia, fabrica produtos como vasos de plantas, cadeiras, puffs, brinquedos para crianças e outros objetos a partir de pneus. O empreendedor, que fatura cerca de 1.000 reais mensais em cima da reutilização de pneus jogados fora, afirma: “Depois que entrei no núcleo, me organizei melhor, pude buscar saber mais sobre a cidade e a região, sobre redução de desperdício, entre outros temas”.

A formalização das empresas dos núcleos de beleza é outro destaque no estado. Em Marcelino Vieira, das sete empresárias nucleadas, apenas duas eram formalizadas. Com o empenho do grupo e do consultor Erinaldo Souza, hoje o núcleo possui 10 empresárias, todas formalizadas.

Além da mudança na cultura organizacional, outro fator trabalhado foi a inadimplência, causada pela falta de controle dos pagamentos dos clientes. Para isso, foram adotadas máquinas de cartão em todas as empresas, o que zerou a inadimplência e otimizou as finanças. A empresária Odalea Costa ressalta que a praticidade da ferramenta beneficia a todos: “A máquina de cartão também favorece o cliente, que pode realizar a compra, mesmo sem ter o dinheiro no momento. Estou gostando muito e só tenho a agradecer ao consultor e ao programa Empreender”.

Núcleo de Automêcanica realizando o PitStop

 

Capacitação do AL-Invest 5.0

Apodi recebeu, na mesma época da feira, um curso de capacitação e reciclagem de consultores, dado pelo consultor Jordi Castan, da Sequa, organização alemã, parceira da CACB no consórcio do AL-Invest 5.0, que apoia o desenvolvimento de entidades internacionais de negócios.

A metodologia dos núcleos está em constante evolução, por isso é necessário que os consultores se atualizem e conheçam os bons exemplos, não só no Brasil, mas nos mais de 30 países em que há núcleos setoriais: “Cada núcleo é um laboratório em que consultores e empresários desenvolvem e colocam em prática novos modelos de cooperação”. Castan também destaca que o sucesso da metodologia está na capacidade do Empreender de se adaptar às mudanças e à diversidade de cada estado, região, país ou setor econômico.

 

Veja mais fotos da 3ª Feira Multissetorial do Médio Oeste do RN:

Pela Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0 na CACB

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.