Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Rio Grande do Norte se destaca por continuidade do programa Empreender

Coordenador Carlos Rezende atribui o sucesso do projeto da CACB no estado à Federação e ao Sebrae

20 de janeiro de 2020 às 12:30

A 3ª Feira Multissetorial do Médio Oeste, realizada em Apodi (Rio Grande do Norte), em novembro de 2019, foi palco de uma grande ocasião para o empreendedor Patrício Gomes, que, pela segunda vez no festival gastronômico, bateu o record de vendas, com mais de 600 pratos distribuídos. “A feira fomenta o turismo e a economia da região, e, além disso, valoriza o trabalho do empresário”, afirma Patrício, que atua como presidente do núcleo de gastronomia de Apodi, o Nugap.

A feira é realizada pelo programa Empreender, o Sebrae-RN, a Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte (Facern), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL), a prefeitura local e os núcleos setoriais de gastronomia, panificação, moda e automecânica da Associação Comercial e Empresarial de Apodi (Acema).

O Rio Grande do Norte se destaca pela presença e continuidade do programa Empreender, que é executado há mais de 10 anos no estado. Presente em 13 municípios, através da Facern, o Empreender atende diretamente mais de 230 MPEs, fortalecendo diversos segmentos e oferecendo oportunidades de atuação e investimento na educação empreendedora dos empresários. Os dados são fornecidos pela consultora de núcleos Cleide Câmara, que constata: “Os empresários atendidos pelo Empreender reconhecem a importância das ações coletivas, agregando sempre novos valores em termo de conhecimento de gestão e de mercado, impactando diretamente nos resultados práticos de suas empresas, o que se traduz em fortalecimento e sustentabilidade desses pequenos negócios”.

O presidente da federação, Itamar Manso, exalta a união entre os diversos atores responsáveis pelo sucesso do Empreender no estado. Para ele, trata-se de uma iniciativa que trabalha a autoestima do empresário de MPE, que “é o herói que constrói a diferença no Brasil”. Os consultores, caracterizados pelo presidente como “facilitadores”, uma vez que dão voz e escutam as questões trazidas pelos empresários, mobilizam os núcleos setoriais para buscar soluções. Entidades como a Facern, o Sebrae e a CACB possibilitam a execução do projeto por meio de uma parceria exitosa.

“Essa perspectiva foi fundamental para mim, como participante do projeto, quando o Empreender transformou minha vida e meu negócio, e também como dirigente da Associação Comercial e, em seguida, da Federação do Rio Grande do Norte”, conclui Itamar, que iniciou sua participação no Empreender como empresário nucleado e hoje preside a entidade estadual.

 

Projeto em pauta

Em reunião, na sede do Sebrae-RN em Apodi, o coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende; o presidente da Facern, Itamar Manso Maciel; o vice-presidente, Nilson Brasil; o coordenador estadual do Empreender, Alexandre Parpino; e a presidente da Acema, Valdenia de Morais; estiveram com empresários e consultores para ouvir a avaliação de resultados e promover o intercâmbio de experiências.

Rezende destacou o papel do Sebrae e da federação: “Os resultados do Empreender no RN são muito significativos porque os núcleos estão em uma região onde o sistema de ACEs é muito incipiente. Ainda assim, há núcleos do Empreender com mais de 12 anos e esse é o único estado em que, na última década, não houve qualquer descontinuidade do programa Empreender – graças à atuação da federação e do Sebrae”.

 

Destaques

O Núcleo de Moda de Apodi é um bom exemplo da constância e dos resultados do projeto no estado, se tornando um caso de sucesso com a realização de cursos de gestão de pessoas, técnicas de vendas e atendimento a clientes, além da participação no DFB Festival 2019, evento realizado em Fortaleza que abordou as tendências da moda.

Núcleo de Moda

O núcleo setorial de automecânica possui 13 anos de atividade. Um dos destaques da atuação do grupo é o Pit Stop, iniciativa que, há uma década, tem como objetivo despertar nos motoristas a importância de se fazer a manutenção dos veículos.

Um dos empresários participantes, Edvaldo Crisostomo, do segmento de borracharia, fabrica produtos como vasos de plantas, cadeiras, puffs, brinquedos para crianças e outros objetos a partir de pneus. O empreendedor, que fatura cerca de 1.000 reais mensais em cima da reutilização de pneus jogados fora, afirma: “Depois que entrei no núcleo, me organizei melhor, pude buscar saber mais sobre a cidade e a região, sobre redução de desperdício, entre outros temas”.

A formalização das empresas dos núcleos de beleza é outro destaque no estado. Em Marcelino Vieira, das sete empresárias nucleadas, apenas duas eram formalizadas. Com o empenho do grupo e do consultor Erinaldo Souza, hoje o núcleo possui 10 empresárias, todas formalizadas.

Além da mudança na cultura organizacional, outro fator trabalhado foi a inadimplência, causada pela falta de controle dos pagamentos dos clientes. Para isso, foram adotadas máquinas de cartão em todas as empresas, o que zerou a inadimplência e otimizou as finanças. A empresária Odalea Costa ressalta que a praticidade da ferramenta beneficia a todos: “A máquina de cartão também favorece o cliente, que pode realizar a compra, mesmo sem ter o dinheiro no momento. Estou gostando muito e só tenho a agradecer ao consultor e ao programa Empreender”.

Núcleo de Automêcanica realizando o PitStop

 

Capacitação do AL-Invest 5.0

Apodi recebeu, na mesma época da feira, um curso de capacitação e reciclagem de consultores, dado pelo consultor Jordi Castan, da Sequa, organização alemã, parceira da CACB no consórcio do AL-Invest 5.0, que apoia o desenvolvimento de entidades internacionais de negócios.

A metodologia dos núcleos está em constante evolução, por isso é necessário que os consultores se atualizem e conheçam os bons exemplos, não só no Brasil, mas nos mais de 30 países em que há núcleos setoriais: “Cada núcleo é um laboratório em que consultores e empresários desenvolvem e colocam em prática novos modelos de cooperação”. Castan também destaca que o sucesso da metodologia está na capacidade do Empreender de se adaptar às mudanças e à diversidade de cada estado, região, país ou setor econômico.

 

Veja mais fotos da 3ª Feira Multissetorial do Médio Oeste do RN:

Pela Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0 na CACB

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  
m\

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel