CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27

Empreender

Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Quem formou a banca avaliadora do Prêmio Empreender 2021

O vencedor do Prêmio foi definido pela avaliação de uma banca e pelo do voto público

06 de agosto de 2021 - 16:03

No dia 4/8, a CACB promoveu o Prêmio Empreender 2021 com o objetivo de reconhecer as boas práticas do Empreender Competitivo 2017-2021.

O Conselho Nacional da Empresária (CNE) saiu como vencedor pela execução do Programa de fortalecimento de empresas e empoderamento de mulheres empresárias, que atendeu a 69 empresas lideradas por mulheres, em quatro estados – Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, fomentando a qualificação de lideranças e o desenvolvimento competitivo, considerando os aspectos mercado, finanças, processos, pessoas e inovação.

O evento, que reuniu a Presidência da CACB e a Diretoria do Sebrae Nacional, foi marcado também pela assinatura do convênio para a próxima edição do Empreender, que até fevereiro de 2024 terá como metas apoiar a criação de 730 núcleos setoriais, o atendimento de cerca de 12 mil empresas e o desenvolvimento de 400 ACEs.

O vencedor do Prêmio foi definido pela avaliação de uma banca e pelo do voto público.

Conheça os avaliadores:

César Reinaldo Rissete

Gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional. Economista com Mestrado em Desenvolvimento Econômico. Especialista em Produtividade e Qualidade pela JICA/Japan Productivity Center – Japão. Especialista em Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas pela UNICAMP. Especialista em Desenvolvimento Local e Competitividade Territorial pela CEPAL/ILPES e AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento). Foi consultor do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) de 2000 a 2002. Gerenciou a Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/Paraná. Coordenou os trabalhos de Políticas Públicas da Instituição e de Inovação, destacando-se a implantação dos Ecossistemas de Inovação no Estado, parques tecnológicos e incubadoras tecnológicas. Já exerceu funções diretivas no Governo do Estado do Paraná de 2003 a 2008 e na Prefeitura Municipal de Curitiba.

Gustavo Araruna

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2007). Especialista em Gestão Pública pela ENAP (2012). Analista de Comércio Exterior em exercício desde fevereiro de 2009 e, atualmente, trabalha como Chefe de Divisão de Atividades Estratégicas, na Coordenação-Geral de Ambiente de Negócios para o Setor de Comércio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.

Jorge Luiz Santana

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2001) e Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (1987). Especialista em Análise de Sistemas pelo Centro de Estudos do Exército (1991). Possui mais de 25 anos de docência no magistério superior, em diversas instituições, além da coordenação e implantação de cursos de graduação na área tecnológica, sistemas embarcados, jogos digitais, projetos e sistemas da informação. Atualmente atua como Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Business Analytics (BA) da Faculdade Mackenzie, em Brasília-DF.

Maria Brasil

Presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE). Fundadora da Essence Branding, consultoria de construção de plataformas de marca baseadas na essência e propósito dos negócios. Especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela Universidade Federal da Bahia, com passagem pela Universidad Europea de Madrid, Instituto Europeu de Design e New York University. Representante do Brasil no G20 YEA e na Federación Iberoamericana de Jóvenes Empresarios. Diretora do LIDE Futuro Bahia. Autora do livro “O Discurso do Réu”, obra em que trata sobre temas como Propósito, Capitalismo Consciente e os novos modelos de negócios, através de um olhar leve e divertido, conectado à comunicação e ao marketing. TEDx Speaker e palestrante com atuação internacional, ministra aulas de MBA, palestras, cursos e workshops nas áreas de Negócios, Empreendedorismo Feminino e Branding.

Patrícia Mayana

Coordenadora do Empreender no Sebrae Nacional e do segmento de serviços educacionais na Unidade de Competitividade do Sebrae. Experiência em desenvolvimento de soluções para pequenos negócios, produtos de inteligência de mercados e gestão de projetos e parcerias nacionais. Graduada em Administração de Empresas e especialista em marketing.

Rafael Rabelo

Professor com sólida formação em TI e uma carreira docente ativa, que busca a sinergia entre tecnologia e pessoas, o motor de transformação das organizações. É Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília. Graduado em Engenharia de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília, com disciplinas cursadas na Universidade do Porto, Portugal. Tem mais de 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação (TI), mantendo uma carreira acadêmica e profissional indissociável. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade de Brasília, onde se dedica ao ensino e à pesquisa de Gestão de Riscos Corporativos e Cibernéticos. É servidor no Supremo Tribunal Federal, onde trabalha na estruturação e manutenção do Gerenciamento de Riscos Cibernéticos. É professor no Centro Universitário UniAtenas.  Trabalhou como Assessor Especial da Presidência do STF; Gerente de Segurança da Informação; Gerente de Projetos de Desenvolvimento de Software; Analista de Infraestrutura; e Analista de Desenvolvimento de Softwares.

Veronique Chavane

Diretora de projetos de organização alemã Sequa gGmbH desde 2008. Tem experiência na gestão de projetos internacionais de desenvolvimento do setor privado, fortalecimento institucional de instituições empresariais e formação profissional para empresas. Veronique trabalhou com a metodologia de núcleos setoriais em vários países da América Latina e África.

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.