1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Projeto ‘Maria, Maria’ doa kits de revenda de lingerie para mulheres atingidas pela pandemia

Uma das idealizadoras do projeto é a presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária da CACB (CNME), Tania Rezende

01 de junho de 2020 - 13:27

Há quem diga que é durante momentos difíceis que surgem boas ideias. Também é nestes períodos que o sentimento de solidariedade é mais perceptível entre as pessoas. A união destes fatores fez com que três empresárias de Juruaia (MG) se unissem e criassem um projeto para ajudar mulheres que perderam seus empregos e fontes de renda devido à pandemia do novo coronavírus.

Inspirado na música de Milton Nascimento, o movimento ganhou o nome de “Maria, Maria”. A ideia, segundo as idealizadoras, fluiu entre elas enquanto discutiam a situação da covid-19 em Juruaia e no mundo.

“Naquele momento estava todo mundo tenso, sem saber direito o que fazer e nós nos reunimos para encontrar soluções para nossas empresas. Então, para aliviar a tensão, colocamos música para alegrar o ambiente e ao ouvir “Maria, Maria” eu comecei a refletir sobre a letra da música e daí começaram a surgir as ideias”, relembrou Tania Mara Rezende, uma das idealizadoras do projeto.

O movimento criado por elas foi embasado em uma pesquisa divulgada pelo Conselho da Mulher Empresária (CNME) que aponta que mais de 60% das empresárias brasileiras acreditam que a jornada múltipla de trabalho interfere na dedicação total delas aos seus negócios. No Sudeste, são 22% das empresárias.

Além destes dados, 95% das empresas de Juruaia são geridas por mulheres. Fatores determinantes para definirem o público-alvo do projeto, que tem como objetivo auxiliar mulheres que perderam suas fontes de renda devido à pandemia do coronavírus, uma iniciativa para auxiliá-las a se reerguerem e empreenderem.

As três marcas unidas irão doar kits de revendas para as mulheres selecionas para o “Maria, Maria”. Além dos produtos mais vendidos pelas marcas, elas irão ganhar capacitação e treinamento para conseguirem empreender.

“Neste primeiro momento nossa intenção é doar kits para cem mulheres de todo o Brasil. Eles possuem valor de R$ 1,2 mil e contarão com aproximadamente 30 peças, incluindo calcinhas, sutiãs e pijamas. As peças escolhidas serão aquelas que mais vendemos, para auxiliar estas mulheres que estarão começando”, explica Renata Giaccometti, também idealizadora do Projeto Maria Maria.

Estímulo para empreender

Ainda de acordo com as idealizadoras, após as vendas dos primeiros kits, as mulheres que retornarem para comprar ganharão desconto de 40%, um estímulo para continuarem nas vendas. Na terceira compra, o desconto será de 20%. A partir da quarta compra, a expectativa é que as mulheres consigam comprar sem a ajuda das empresárias. “A gente acredita que depois das capacitações e treinamentos, a partir da 4º compra, ela já vai ter a sustentabilidade dela e ser uma empreendedora”, explica Tania.

Para participar, as interessadas devem se inscrever pelas redes sociais do projeto. Elas devem preencher os critérios pré-selecionados e mandar um vídeo contando como a pandemia de coronavírus afetou sua vida pessoal e profissional. Depois disso, as candidatas irão receber um questionário.

O objetivo é que a cada semana, três mulheres sejam selecionadas e já comecem a participar do projeto. O trio idealizador também já está em busca de novos parceiros para ampliar o movimento “Maria, Maria”. A intenção é que as primeiras mulheres sejam selecionadas durante a 23ª edição da Felinju. Para as três idealizadoras, a expectativa é mesma.

“Eu espero que daqui um ano, essas mulheres que haviam perdido sua fonte de renda tenham se tornado grandes empreendedoras e que o exemplo delas incentive outras mulheres. Mas se apenas uma delas continuarem empreendendo e seguindo os ensinamentos passados, nós já vamos estar felizes e realizadas”, falou Renata Pires, também idealizadora do projeto.

Felinju 2020

A 23ª edição da Felinju acontece neste ano entre os dias 1º e 5 de junho em uma versão 100% online. O evento contará contará com desfiles, cursos e mais de 50 expositores em um ambiente virtual. Para acompanhar, basta acessar www.felinjuonline.com.br.

Fonte: G1

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.