Notícias Empreender
Empreender

Notícias

AÇÃO

Projeto de Fortalecimento das ACEs é debatido por dirigentes e representantes

Videoconferência reforçou as ações que vão contemplar 400 entidades de todo o país

18 de outubro de 2023 às 17:30

Como as Associações Comerciais podem trabalhar como indutores do desenvolvimento local? Essas e outras estratégias do Projeto de Fortalecimento das ACEs foram debatidas nesta quarta-feira (18), em videoconferência da CACB com representantes de entidades de diversos estados.

O superintendente da CACB, Carlos Alberto Rezende, lembrou o histórico das ações do Programa Empreender voltado para o fortalecimento das micro e pequenas empresas, que lançou, nos anos 2000, o manual “A Associação Comercial que o Brasil deseja”, contemplando a parte de serviços, relacionamentos e associativismo para melhorar a representatividade e a relação com associados.

“A metodologia foi aperfeiçoada com o passar dos anos. Hoje temos um programa estruturado e com visão sistêmica que vai trabalhar nos eixos diagnóstico, planejamento e monitoramento da execução”, comentou Rezende. O consultor do projeto, Márcio Vieira, reforçou que os resultados visam o aumento do desempenho organizacional das entidades, melhorias no ambiente de negócios, acesso ao crédito, formação de lideranças, tecnologia e inovação.

O projeto vai atender a 400 ACEs de todos os estados do país. Os participantes da videoconferência elogiaram as ações voltadas ao protagonismo das ACEs e comentaram sobre a relevância do projeto, apontando-o como a “maior e melhor ação que poderia acontecer no momento para o crescimento das entidades empresariais”.

Confira a opinião de alguns dirigentes que participaram da videoconferência:

“Trata-se de uma iniciativa louvável que vai aproveitar boas práticas e casos de sucesso para implementar ações nos estados, fortalecendo as micro e pequenas empresas”, disse o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), Alberto Oliveira.

“Temos que parabenizar a CACB pela iniciativa. O programa vai ao encontro de demandas que temos recebido com bastante frequência das entidades filiadas”, comentou a gerente-executiva da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Elaine Silva de Paula.

“Essa ação tem um protagonismo que é diferente. Estamos empolgados e não vemos a hora de começar esse trabalho. Queremos somar forças porque a nossa visão tem que ser sistêmica. Temos que ter federações fortes e estruturadas que consigam fazer um bom trabalho lá na ponta”, avaliou o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luis da Silva.

“Sugerimos pensar em estratégias para contemplar as federações de diversos portes que enfrentam situações diferenciadas e que podem ser avaliadas individualmente”, ponderou o presidente da Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem), Hélio Araújo.

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel