Notícias Empreender
Empreender

Notícias

#11WCC

Prestadores de serviços alternativos trabalhando junto das instituições financeiras: este é o futuro, segundo especialista

Workshop discutiu, no #11WCC, as diferentes formas de financiamento alternativo

14 de junho de 2019 às 18:16

Uma parcela crescente de transações financeiras está ocorrendo fora das instituições bancárias tradicionais, tanto em economias avançadas, quanto em emergentes, com vastas implicações para o funcionamento da economia global. Em 2015, um total de US$ 242 milhões em fundos financeiros alternativos on-line foram levantados na África e no Oriente Médio. O workshop “Além dos bancos… Como novas alternativas financeiras transformam as economias avançadas e emergentes?” discutiu como as diferentes formas de financiamento alternativo e as “fintechs” transformam as operações e os modelos de negócios e como as câmaras de comércio têm facilitado essa mudança.

Durante o bate-papo, o conselheiro-geral da Mastercard, Timothy Murphy, disse que a empresa tem uma vasta experiência de integração das fintechs nos serviços financeiros, especialmente em pagamentos. Sobre a ideia de que este tipo de empresa está competindo com os bancos, ele foi enfático: “O futuro é os prestadores de serviços alternativos trabalhando junto com as instituições financeiras. Nós acreditamos que elas podem ajudar os bancos”, disse.

O gerente da Unidade de Finanças do Sebrae, Alexandre Guerra, falou sobre o mercado de crédito para as MPEs no Brasil, onde 85% dos ativos está concentrado em 5 instituições financeiras. “Menos de 18% do crédito vai para a micro e pequena empresa, e o pior é que elas pagam o dobro de taxas que as de grande porte”, disse. Guerra explicou o papel do Sebrae nesse sentido, que além de fornecer a este público serviços de educação financeira, também possui uma estratégia de garantia de crédito para a micro e pequena empresa.

Ele também citou a Lei Complementar 167, de 24 de abril de 2019, que instituiu a Empresa Simples de Crédito (ESC), com o objetivo de tornar mais barato o crédito para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

O diretor-geral associado da InvestHK, Jimmy Chiang, também participou do painel. Adrian Ng, co-founder e CFO da PearlPay, fez a moderação.

 

Por Erick Arruda da Assessoria de Comunicação do #11WCC

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel