1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

PR: Felicidade é tema da primeira palestra do Conexão Acic 2019

10 de setembro de 2019 - 12:26

O coach Geronimo Theml abriu na noite de segunda-feira o Conexão Acic 2019, ciclo de palestras que chega à sua 12ª edição. Para um público de mais de 600 pessoas, ele usou passagens de sua vida para dar dicas de como desenvolver a inteligência emocional. “Viva e conte as suas histórias, aquelas que te fazem verdadeiramente feliz”, disse Geronimo, um filho de taxista que até os 26 anos de idade levava uma vida simples e sem grandes ambições e perspectivas.

Seguidor e fã do mestre da motivação Tony Robbins, Geronimo colocou em prática um dos principais mandamentos do coach das estrelas de Holywood: “Sucesso sem felicidade é fracasso”. O filho de família pobre fez direito e antes dos 30 passou em um concurso federal. “Virei advogado da União e minha renda teve um salto astronômico”. Ele ficou por 14 anos na atividade até que decidiu que não era feliz e buscou outros horizontes profissionais, colocando em prática o que considerava que lhe faria bem: motivar as pessoas a se encontrar e ser felizes.

Geronimo teve experiências traumáticas antes de abandonar o supersalário e os benefícios do cargo federal. “Vi a morte de perto por duas vezes e então pude refletir e decidi que não queria partir deixando histórias das quais eu não me orgulhava como legado”. Então, de acordo com ele, parou de tentar para começar a conseguir. A vida é rápida demais e, além de viver feliz e de forma intensa, deve-se deixar como legado histórias bonitas que você próprio construiu. Todos, de acordo com o coach, estamos lutando uma grande batalha, e a maior de todas acontece no íntimo de cada um.

Ciclo da realidade

A partir de um esquema que ele chama de ciclo da realidade, Geronimo demonstra como as pessoas constroem, de forma particular, o seu mundo. Todas podem viver a mesma experiência, mas cada uma a sentirá, a interpretará e a guardará de forma particular. “O que eu vejo eu crio e é isso que vai determinar quem sou, o que faço e o que tenho”. Isso é tão forte, conforme o coach, que provoca até reflexos fisiológicos. “Se você quer algo, precisa mudar algo e estar perto das pessoas que já alcançaram aquilo que você quer”.

A jornada é tão breve e dinâmica que as pessoas não podem perder tempo para se conectar com o que realmente desejam. “O que te conecta com a felicidade e realiza os seus sonhos”, perguntou ele, para dizer que qualquer coisa vale como incentivo para viver intensamente. Geronimo falou também que só se aprende pela dor (trauma, choque ou grande inspiração) ou pela repetição, e sobre as dificuldades de mudar. A própria natureza humana é contra a mudança. Os principais “inimigos” são o cérebro econômico, que evita grandes saltos para não gastar ainda mais energia, e o instinto de sobrevivência.

Geronimo citou quatro elementos essenciais à mudança e ao início da caminhada para ser feliz e construir histórias que merecem ser contadas: onde está seu foco? (no problema ou na solução?), um detalhe faz toda a diferença, você está almoçando na mesa certa? (estar com quem acrescenta algo para a vida e conquistas que você quer ter) e qual é o seu propósito inabalável?, aquilo que te faz sair da cama todas as manhãs. “Seu prato é do tamanho do seu apetite”, afirmou o advogado que virou coach e atualmente administra uma empresa com 60 colaboradores e faturamento anual de R$ 20 milhões.

Palestras nos dias 17 e 24

A segunda palestra do Conexão Acic 2019 será no dia 17 de setembro com a jornalista Carol Barcellos, que abordará o assunto Quebrando limites. A terceira será com o médico psiquiatra e terapeuta Roberto Shinyashiki, dia 24 de setembro, sobre Vendas, negócio de campeão. A exemplo da primeira, elas ocorrerão a partir das 19h30, no Teatro Municipal de Cascavel.

Os parceiros da Uniacic e da Acic no ciclo são BRDE, Sanepar, Sicoob, Wise UP, Sistema Fiep, Unimed, Univel, Ecocataratas e Nutricard, com apoio da Art Hair JL, Bourbon, Garantioeste, Gulgielmin, OAB Cascavel e Prefeitura. Mais informações sobre o evento e sobre passaportes podem ser conseguidas pelo telefone 3321-1408 ou ainda pelo endereço de e-mail uniacic@acicvel.com.br .

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.