Notícias Empreender
Empreender

Notícias

PR: Evento da ACIT recebe palestra sobre Internet das Coisas (IoT)

23 de agosto de 2017 às 09:47

Evento segue até quinta-feira (24)

pig-data-2017

Nada melhor do que falar sobre internet, usando a ferramenta. Assim foi a palestra de abertura do PIG DATA 2017, evento voltado à tecnologia e Inovação, organizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (TI), vinculado ao Empreender da ACIT, em parceria com o Iguassu-IT.

A palestra, realizada no Teatro Municipal de Toledo, na noite de terça-feira (22), reuniu estudantes e profissionais da área, que puderam acompanhar a temática ‘Desmistificando a Internet das coisas: Aplicações e oportunidades’, ministrada por Robison Cris Brito, de Pato Branco.

Em uma transmissão ao vivo, a palestra abordou temas atuais e relevantes ao segmento de tecnologia. Atentos, os participantes interagiram com o palestrante por cerca de duas horas.

Para tratar da revolução tecnológica, chamada de Internet das Coisas (IoT), o palestrante resumiu a ideia como “O fato de colocar um processamento para controle dentro de objetos com acesso à internet.”

Segundo Robison Cris Brito, professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, a IoT se popularizou e seu desenvolvimento ficou ainda mais fácil. “Existem milhares de ferramentas para o processo que auxilia na geração e no consumo de informações, como o controle em utensílios domésticos, roupas, carros, celular, enfim, elementos com acesso à internet.”

Como exemplo, durante a palestra, foram citados atuais processos. “Gosto muito de falar sobre o aparelho celular; ele apresenta uma evolução fantástica. Criado apenas para ligações e mensagens de texto, hoje, sem dúvidas, o acesso à internet ganha disparado de qualquer outra função. Outros exemplos são os televisores digitais com a acesso à rede, caixas eletrônicos, computadores de bordo para veículos, entre tantos outros”, explica.

Os participantes da primeira noite do PIG DATA 2017, na maioria jovens, são acadêmicos que se preparam para o mercado de trabalho. O palestrante ressalta a importância do ensino aos estudantes. “Para eles é mais fácil explorar novas tecnologias, eles gostam de inovar, fugir do comum e essa plataforma é uma aposta certa. Esses jovens estão cheios de energia e com potencial. Vimos que o tema é bastante atraente para eles.”

“É uma realidade. Não tem como voltar atrás. O impacto das mudanças pode ser grande para algumas pessoas, porém a nova geração, que desde pequenos ouvem músicas, assistem vídeos nos celulares dos pais, esses estão acostumados com as novas tecnologias, sendo mais fácil e interessante a adaptação”, relata o palestrante Robison Brito.

Ainda no evento, que teve início na terça-feira (22), foram realizados cursos na unidade Senai, abordando as temáticas ‘Introdução ao desenvolvimento de jogos de Unity’; ‘Evolução ao desenvolvimento web com JavaScript: a stack mean’ e ‘Estudo e desenvolvimento de uma aplicação IOT’.

O grupo vencedor do Desafio de Programação também foi anunciado. Foram 4 equipes participantes na competição que foi realizada no último sábado (19), nas dependências do campus da FAG, UTF-PR e UNIPAR. A equipe vencedora chama-se “Antes Tarde do que Nunca”, com os integrantes Lucas Rodrigues de Oliveira – FAG, Luiz Felipe Heemann – Unipar, Luiz Gustavo Weber Thums – Premen e Thiago Auler Wideck – UTFPR. Os estudantes foram contemplados com troféus.

No Teatro, a partir das 19h30 até quinta-feira (24), acontece uma exposição das empresas do Núcleo e Universidades parceiras. Além do serviço Acit Estágios e Currículos com cadastros ao sistema que recruta jovens estudantes para cargos remunerados.

Confira a programação do evento para os próximos dias: www.pigdata.com.br

Realização

O PIG DATA 2017 é organizado pelo Núcleo de TI e Iguassu-IT e conta com o apoio da ACIT, Agência Tângelo, Cardoso Materiais de Construção, Prefeitura Municipal e RPC TV, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Centro Universitário FAG – Campus Toledo; Universidade Paranaense (Unipar); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Toledo; Colégio Estadual Polivalente Pedro Boaretto Neto -CEEP e Startup-PR.

Fazem parte do Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) as empresas Tecnoalliance, Tecsmart, Junsoft, Orion, Inside, Maxicon, Personalite IT, Myse Sistemas e Agência Tângelo.

O patrocínio do evento é do Sicredi Progresso PR/SP e Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências.

 

Fonte: Associação Comercial e Empresarial de Toledo- ACIT

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel