Notícias Empreender
Empreender

Notícias

PR: Educação Emocional é tema de palestra no Núcleo das Lojas de Materiais de Construção da Acit

12 de setembro de 2019 às 13:56

Frequentemente Núcleos Setoriais e Multissetoriais do Programa Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), participam de treinamentos na área empresarial, mas conectado a isso, um dos fatores determinantes para o sucesso de um empreendedor é o desenvolvimento de sua capacidade emocional. Pensando nisso, empresários do Núcleo das Lojas de Materiais de Construção receberam uma palestra sobre ‘Educação Emocional’, na noite de terça-feira (10).

O treinamento foi conduzido pela psicóloga e coach, Stela Dalla Vecchia Meneghini, que explica o tema. “A educação emocional é a competência de entender e administrar as emoções de forma assertiva, para que possamos ter mais qualidade de vida, relacionamentos interpessoais mais saudáveis e também ter sucesso profissional.”

Entre os temas abordados entre os empresários, estiveram: benefícios da educação emocional, as dificuldades que pessoas que não têm a educação emocional enfrentam, as cinco emoções naturais (medo, afeto, raiva, tristeza e alegria), a diferença entre emoção e sentimentos, a importância de perceber as emoções e os gatilhos que causam cada emoção e a educação emocional na infância.

Stela Meneghini ressalta que ter educação emocional é essencial aos gestores de empresas. “O tema é relevante para todos os seres humanos, mas em especial, às pessoas que precisam administrar as emoções no ambiente de trabalho e também entender mais sobre os colaboradores, incluindo o reconhecimento nas relações profissionais, fato que auxilia no bem-estar da equipe e satisfação, aumentando a produtividade em 50%”, comenta.

Para o coordenador do Núcleo das Lojas de Materiais de Construção, Carlos Antunes, a palestra foi muito válida para reforçar aos empresários a importância de desacelerar das tarefas diárias. “Muitas vezes aumentamos nossa carga horária no trabalho e quando retornamos para casa, devido ao cansaço, acabamos descontando na família e nos colaboradores, e com isso, esquecemos de elogiar, de motivar e algumas vezes até de agradecer quem está próximo de nós”, relata.

O empresário comenta que observando todo o conteúdo da capacitação, ficou claro que os elogios têm grande influência no emocional das pessoas. “Precisamos mudar nossos hábitos, assim vamos notar a diferença em nosso ambiente de trabalho e principalmente familiar.”

Silvanir Pauvels, também integrante do Núcleo, comenta que a palestra serviu para relembrar a importância de agir com inteligência emocional em diversos momentos. “São pequenas coisas que passam despercebidas no dia a dia e com isso, acabamos nos esquecendo de nós mesmos. A Stela tratou do assunto com muito conhecimento e é sempre bom reciclar o que já sabemos e aprender coisas novas”, conta.

Também foram repassadas dicas de como começar a executar a educação emocional. “É importante falar para as pessoas mais próximas como se sente e incentivar as pessoas a falarem sobre seus sentimentos, reconhecer quando magoou alguém e pedir desculpas, fazer acordos claros e assertivos e buscar auxílio profissional em coaches e psicólogos”, conclui.

Fonte: Acit

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel