1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

PR: Acic Cascavel chega aos seus 60 anos de história

03 de abril de 2020 - 09:00

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel completa neste sábado, 4, seus 60 anos de fundação. Com 3,7 mil empresas filiadas, a Acic é a terceira maior entidade empresarial do Estado, atrás apenas da ACP de Curitiba e da Acim de Maringá. O compromisso essencial dela é a defesa da livre iniciativa, o estímulo ao empreendedorismo e em bem representar os anseios de empresas que geram empregos, oportunidades e desenvolvimento.

O aniversário da Acic é lembrado em meio a um dos mais tensos e difíceis capítulos da história recente da humanidade, que exige discernimento, respeito e união. Segundo o presidente Michel Lopes, lembrar do percurso da Acic é falar de uma parte da história de Cascavel. “A Acic é uma entidade apaixonante para quem a conhece no seu dia a dia, e uma referência de lutas e de envolvimento com grandes causas”.

Michel ressalta que há grande carinho e respeito pelos ex-presidentes e a todos que ajudaram a alicerçar e a consolidar esse patrimônio intangível. “O momento não é de comemorações, é de uma dor imensa, mas também é de aprendizado e de estarmos juntos para retomar nossas vidas e nossas empresas. Não temos medo do desafio e sim consciência de que temos que nos doar cada vez mais”. O presidente afirma que a única razão de a entidade existir é o empresário cascavelense, e que quando esse grande desafio passar todos poderão então comemorar a bela trajetória da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.

Oficialmente criada em 4 de abril de 1960, a Acic nasceu de uma necessidade. Com o fim dos ciclos de extração da erva-mate e da madeira, que já começava a dar sinais de fadiga no fim da década de 1950, era necessário encontrar outras vertentes econômicas capazes de conduzir a vibrante Cascavel ao futuro. Cinquenta e um empresários se uniram para encontrar respostas e em uma reunião no antigo Tuiuti surgiu a ideia de constituir uma entidade de empresários. O primeiro presidente foi Altamir Silva, que ao lado de sua diretoria colocou em prática os fundamentos basilares iniciais da associação comercial.

A missão da Acic seria representar os empresários e, a partir do consenso de seus associados, reivindicar avanços que redundassem em desenvolvimento econômico e social. Aos poucos, devido ao peso das pessoas que reunia e aos resultados alcançados, a entidade passou a ser fórum dos mais diferentes debates. E dali surgiam ideias, projetos e estratégias de como seria possível contemplar as propostas apresentadas e aprovadas. As reivindicações receberam o nome de bandeiras e elas passaram a atender aos mais diferentes anseios. A exemplo do que ainda ocorre, elas vão dos campos tributário, jurídico e da busca de incentivos a quem empreende a obras consideradas importantes para o crescimento da cidade.

A entidade também conta com um amplo leque de produtos e serviços, soluções desenvolvidas para ajudar as empresas a se fortalecer. Os principais são o Serviço de Proteção ao Crédito, convênios de saúde, parcerias com instituições à oferta de linhas de crédito, vales-alimentação e refeição, banco de currículos e a recente câmara de mediação.

A Acic funciona em uma estrutura física de cinco mil metros quadrados no Edifício Rui Barbosa, construído pelo regime de Sociedade de Propósito Específico, modelo que virou referência no Brasil. A entidade sempre foi de vanguarda e nela surgiram a Caciopar, o Sicoob Credicapital e ela também foi a primeira do Paraná a adotar o Programa Empreender, da CACB, que dá sustentação aos núcleos setoriais.

Fonte: Acic Cascavel

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.