Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Pesquisa aponta avanço em iniciativas sustentáveis por pequenas empresas e microempreendedores individuais

Segundo levantamento do Sebrae, em parceria com o IBGE, 74% dos pequenos negócios já adotam o consumo racional de energia

30 de novembro de 2022 às 10:10

A sustentabilidade está ganhando cada vez mais espaço nos negócios brasileiros. Pequenos empreendimentos se mostram mais conscientes sobre a necessidade de adotar ações sustentáveis e têm aderido a medidas para uma operação verde.

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, em parceria com o IBGE, atualmente, cerca de 74% das micro e pequenas empresas implementaram o controle do consumo de energia em seus empreendimentos. Essa é a prática de sustentabilidade mais aplicada no universo das MPE, e que também vem sendo adotada por negócios de menor porte, como os microempreendedores individuais, tendo a adesão de 71% desse público.

Os dados levantados demonstram a existência da preocupação das MPE com outros aspectos ligados à sustentabilidade, como o controle no consumo da água (fato observado por 65% das empresas), a gestão do consumo de papel (praticada por 62%) e a separação para a coleta seletiva de lixo (implementada em 55% das micro e pequenas empresas).

O vice-presidente da MPE da CACB, Itamar Manso, comenta que a temática já não é mais uma simples tendência, pois os empreendedores já entendem a importância dessas práticas tanto para o meio ambiente, como para a sustentabilidade de seus negócios. “Cada vez mais, os empreendedores têm entendido que práticas sustentáveis não são mais somente uma mera pressão dos consumidores, mas que elas também auxiliam na redução dos custos de operação e fazem parte de uma proposta muito maior de cuidado para com o planeta”, relata.

Apesar desses avanços, ainda existem pontos a serem aprimorados, como o aproveitamento da água da chuva, que ainda é feito por uma minoria das MPE (9%). Além disso, o uso da energia solar, a qual também pode contribuir com a redução do consumo de energia elétrica, só é adotado por 14% dos pequenos negócios.

Confira mais números da pesquisa do Sebrae:

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel