CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27

Empreender

Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Núcleo de Fabricantes de Toalhas recebe Prêmio Empreender

Solenidade ocorreu nesta quinta-feira (26), em Brusque (SC)

27 de agosto de 2021 - 16:04

O Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTEX), da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), recebeu na tarde desta quinta-feira, 26 de agosto, em solenidade na Sociedade Esportiva Bandeirante, o Prêmio Empreender 2021. Realizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), o reconhecimento nacional celebra as melhores práticas do programa Empreender Competitivo que, nesta última edição (2017-2021), contou com 36 projetos inscritos, dos quais também foram finalistas a Federação das Associações Comerciais (PR) e o Conselho Nacional da Empresária (SP).

“Esta premiação coroa um trabalho que merece destaque pela superação. Em plena pandemia da Covid-19, o NFTEX conseguiu se reinventar para o lançamento de uma marca coletiva que já é destaque no Brasil, o Vale das Toalhas. Esse é o papel mais profundo do associativismo, que promove bem-estar e prosperidade, mesmo em tempos tão difíceis”, enaltece a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti.

Para o coordenador do Núcleo de Fabricantes de Toalhas, Taciano Petermann, a premiação chega também com o desafio de dar continuidade ao projeto lançado. “Vamos fortalecer e ampliar a atuação do Vale das Toalhas, já que a nossa própria história mostra que sempre é possível inovar. Na adversidade, muitas vezes, encontramos a oportunidade e a coragem para investir em nossos sonhos. O reconhecimento nacional que recebemos hoje é resultado da nossa força de vontade”, descreve.

Pela segunda colocação, a ACIBr recebeu um troféu de reconhecimento. Já a consultora do Núcleo de Fabricantes de Toalhas, Rose Debatin Civinski, ganhou um smartphone e, o NFTEX, o subsídio de R$ 10 mil, que será convertido em ações para o desenvolvimento do setor.

 

Representatividade

O evento foi prestigiado pelo coordenador Executivo do projeto Empreender Competitivo 2017/2021 da CACB, Carlos Rezende. Segundo ele, o momento entra para a história da entidade, já que Brusque foi um dos três municípios catarinenses que deu início a este projeto há mais de 20 anos, em parceria com a Alemanha.

“Brusque fez parte deste nascimento, ao lado de Joinville e Blumenau. Hoje, os empresários, por meio de entidades, apresentam um projeto e recebem apoio financeiro. Nesta última edição foram mais de 90 projetos aprovados, dos quais 36 se inscreveram para esta premiação. E o projeto do NFTEX se destacou como o segundo melhor do Brasil”, destaca Rezende.

Já o vice-presidente das Micro e Pequenas Empresa da CACB, Luiz Carlos Furtado Neves, cita a união dos empresários na realização de um projeto que favorece a economia regional. “É um case de sucesso porque, cada empreendedor se dispõe a compartilhar sua experiência e isso gera conhecimento para todos e traz inovação, como o Vale das Toalhas”, pontua.

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que foi a proponente do projeto junto ao Empreender Competitivo, esteve representada pela diretora de marketing da entidade, Ciça Müller. “É um grande orgulho representar esta cidade empreendedora, referência nacional na área têxtil. Com 11 anos de atuação, o NTFEX já realizou missões internacionais para a aquisição de maquinários tecnológicos, que impulsionam a produção nas indústrias, além de diversos cursos de qualificação. O prêmio recebido hoje é bastante merecido”, comemora.

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, também elogiou esta conquista. “É um orgulho ter em nossa região este grupo, que eleva o nome de nossa cidade em um patamar que ela sempre mereceu, por sua história de produção têxtil no Brasil”, salienta.

O evento foi finalizado com a execução do hino de Brusque, que parecia sintetizar a solenidade do Prêmio Empreender, evocando a “voz singular dos teares” e o nome citado “como exemplo à nação brasileira”.

 

Fonte: Imprensa ACIBr

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.